Depois de 50 anos de missas, celebrações e vários eventos, chega ao fim a história da Paróquia São Benedito, no Embaré, em Santos. A igreja localizada na Avenida Afonso Pena teve o comodato para a cessão encerrado e não há possibilidade para que seja renovado.
A Paróquia de São Benedito foi criada em 29 de setembro de 1971 pelo Bispo Dom David Picão, a pedido da Irmandade de São Benedito. No dia 27 de fevereiro foi 1972 foi concretrizado o comodato, através do qual a Irmandade cedia à Mitra Diocesana de Santos a gestão da Igreja pelo prazo de 50 anos.
O atual vínculo do comodato termina nesta segunda (28) e desta forma a sede da Paróquia será transferida provisoriamente para o Centro Comunitário São Benedito, localizado na avenida Afonso Pena, 360, onde funcionará a parte administrativa da pastoral.
As celebrações religiosas serão realizadas no prédio próximo ao Centro Comunitário, localizado na avenida Afono Pena, 364.
Mas durante a fase de transição, as celebrações paroquiais acontecerão na Igreja São Jorge Mártir, que fica na Praça Rubens Ferreira Martins, 41, no Estuário.
A última missa será celebrada neste domingo, às 19h. A partir de quarta-feira (1), as missas são realizadas na Paróquia São Jorge Martir. A primeira celebração no novo local será às 19h.
Nota
A Diocese de Santos, por meio do bispo Dom Tarcísio Scaramussa, se manifestou sobre o fim da Paróquia São Benedito.
“Vamos todos colaborar e trabalhar para que a Irmandade de São Benedito continue unida à Igreja e fiel ao que estabelecem seus Estatutos, como Organização com finalidade especificamente religiosa, que se propõe, entre outras finalidades, à “difusão da fé, obedecendo aos preceitos, ritos e dogmas da Igreja Católica Apóstólica Romana”, ao culto de seu padroeiro, São Benedito, ao amparo e proteção espiritual e material aos irmãos”, entre outras”, escreveu.
LEIA TAMBÉM