

Aos poucos o Guarujá começa a voltar a ter melhora no quadro da pandemia do coronavírus. Desde a última sexta-feira (4), a cidade não tem ocupação dos leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Segundo a prefeitura, o avanço da vacinação, especialmente na população adulta foi decisiva para diminuir as internações e também as mortes.
Segundo a administração, no último dia 4 de fevereiro, Guarujá tinha dez pessoas internadas em leitos públicos de UTI, o que correspondia a 63% da taxa de ocupação. Em 30 dias, o índice caiu a zero. A queda é o reflexo do avanço da imunização entre a população adulta. Dos 95% dos munícipes imunizados com a primeira dose, 89% com a segunda aplicação e 46% com a dose de reforço.
Em relação aos adolescentes, Guarujá bateu recorde e ultrapassou a meta estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município chegou a 135% na primeira dose e 92% na segunda. Já a imunização infantil, das crianças de 5 a 11 anos, atingiu até o momento 55% com a primeira aplicação e já iniciou a segunda dose, já contemplando as primeiras mil crianças.
Prefeito celebra
O prefeito Válter Suman (PSDB) celebra o resultado e afirma que a Prefeitura não tem medido esforços para a ampliação da cobertura vacinal. “Com muita alegria, informo que a ocupação de UTI Covid em Guarujá está zerada pelo quarto dia consecutivo. É uma marca que todo gestor público sonha alcançar e a prova de que vacinas fazem toda a diferença e salvam vidas”, afirma.
O chefe do Executivo relata que destinou todos os postos de vacinação da rede municipal, um total de 20, para imunizar todas as faixas etárias vacináveis contra a covid-19. Suman pontua ainda a realização de mutirões em áreas mais adensadas e busca ativa com os agentes de Saúde.
“Este é o resultado de um trabalho que temos feito diuturnamente. Peço que as pessoas continuem se vacinando e levando seus filhos para tomarem a vacina para não precisarmos dos leitos hospitalares e, juntos, continuarmos enfrentando e vencendo a pandemia”, ressalta o prefeito.
LEIA TAMBÉM
São Vicente completa duas semanas sem pacientes internados por Covid-19