ObrasSantos

Prosseguem as obras de drenagem na Entrada de Santos

O rio passa por desassoreamento e equipamentos de maior capacidade serão instalados

Há decadas que passar pela Entrada de Santos em dias de chuvas intensas é um desafio e tanto por causa dos alagamentos. Para acabar com estas enchentes na região do Saboó, a Prefeitura dá prosseguimento às obras de drenagem. Para isso, o sistema será ampliado.

De acordo com a administração, o aumento da capacidade na drenagem das águas da chuva se dará pela substituição dos atuais quatro tubos (de 1,20 metro cada) sob a Avenida Portuária por duas galerias. Elas terão 68 metros de extensão cada, em aduelas de concreto. Aduelas são blocos de concreto em formato retangular, que se encaixam formando grandes tubulações. As que serão colocadas sob a Avenida Portuária medem 4 metros de comprimento e 2 metros de altura. Elas foram fabricadas para suportar o atual tráfego ferroviário (e eventual ampliação deste tipo de transporte).

A ampliação da capacidade foi comentada nesta sexta-feira (11) pelo prefeito Rogério Santos (PSDB) que, junto à secretária de Infraestrutura e Edificações, Larissa Oliveira Cordeiro, e técnicos da Administração, vistoriou o desassoreamento feito no Rio Saboó. Nisso foi verificada a entrega das 136 aduelas que serão colocadas sob a Avenida Portuária. Esta parte dos trabalhos, em área do Governo Federal, está sendo executada pelo Terminal Ecoporto, em cumprimento ao Plano Judicial de Compensação Coletiva firmado com a Justiça e o Ministério Público Federal.

A instalação das duas galerias sob a Avenida Portuária será feita após o desassoreamento do Rio Saboó – trabalho esse hoje em 25% de sua totalidade e que deve ser concluído no final de abril. Segundo o gerente do Programa Santos Novos Tempos, engenheiro Márcio Lara, serão retirados 12 mil metros cúbicos de material do rio.

“Esta é uma obra fundamental. Santos investiu mais de 8 quilômetros de galerias nos bairros Saboó, Chico de Paula e Vila Haddad. Agora, os trabalhos estão sendo feitos em área da União, e incluem o realinhamento do Rio Saboó. Sem essa obra, o escoamento das águas não se torna suficiente”, destacou o prefeito. “É o sonho de muitos anos que está sendo realizado”.

Iniciados em 4 de outubro do ano passado, os trabalhos também preveem, em etapa complementar, uma estação de bombeamento, a ser construída pela Prefeitura dentro do Programa Santos Novos Tempos.

LEIA TAMBÉM

Orla de Guarujá terá obras para a troca de tubulações

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo