ClimatologiaSantos

Santos é tomada por um festival de raios

A tempestade ocorrida durante a madrugada surpreendeu os moradores

Conforme a expectativa da Defesa Civil do Estado, o tempo virou e as fortes chuvas chegaram durante a madrugada deste sábado (12) em Santos. Mas o que mais chamou a atenção dos moradores foi o festival de raios. O tempo foi curto, mas a intensidade e a quantidade dos trovões causou surpresa.

De acordo com os moradores, os raios surgiram por volta das 3h e de acordo com a ONG Amigos da Água, em seis minutos, 15 descargas elétricas de alta intensidade foram registradas. Já o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), informa que as descargas nuvem-solo, também denominados raios, são as mais estudadas devido ao seu caráter destrutivo. A principal característica é que a carga efetiva é transferida da nuvem ao solo.

Nesta madrugada, após os raios e trovões, houve um período de chuva razoável e foram registrados cerca de 24 milímetros por metro quadrado em cerca de 1h30. A Defesa Civil do Estado já havia emitido um alerta de previsão de chuvas fortes e contínuas, previsão de chuva seguida de raios, ventos e granizo, entre esta sexta-feira (11) e domingo (13), para a Baixada Santista. A expectativa é que chova até 150 mm neste período.

De acordo com a Defesa Civil em Santos, o volume acumulado das últimas 72 horas foi de 62,4 mm. Os morros não tiveram registro de ocorrência e estão em estado de observação. Entretanto, houveram transtornos na cidade. Quedas de árvores, problemas em semáforo e até a abertura de um buraco na Rua Carlos Gomes foram constatados.

LEIA TAMBÉM

A chuva promete ser intensa no Litoral, alerta Defesa Civil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo