Pronto atendimento para Covid-19 em ginásio de Praia Grande é desativado
A queda de novos casos e a melhora dos indicadores fizeram com que a decisão fosse tomada


O número de casos e internações por Covid-19 em Praia Grande vem caindo. Por isso, a partir desta quarta-feira (16), o pronto atendimento no Ginásio Falcão deixa de funcionar. Outros casos de síndriomes gripais também eram atendidos no local.
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, o equipamento público tem apresentado baixa procura, com uma redução de 86% de atendimentos em fevereiro em comparação a janeiro,. Além disso, há uma contínua queda na primeira quinzena de março.
Por isso, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) entendeu que a demanda pode perfeitamente ser absorvida pela rede de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, Quietude e no Hospital Irmã Dulce, além das Unidades de Saúde da Família (Usafas).
Um dos fatores determinantes para a redução em internações, casos e mortes foi a ampliação da vacinação no município, segundo a prefeitura. Até o momento, foram aplicadas mais de 700 mil doses, sendo que 94% da população total da cidade tomou, ao menos, a primeira dose e 81% completou o esquema vacinal com as duas doses. Foram imunizadas, ainda, mais de 130 mil pessoas com a dose adicional.
Dicas
Os pacientes que estiverem com sintomas gripais poderão buscar atendimento em uma das 30 Usafas e na rede de urgência e emergência no município. As Usafas seguirão atendendo casos leves de síndromes gripais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já para os casos gripais moderados e graves, os pacientes deverão buscar atendimento na rede de urgência e emergência do município, que conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce e as UPA’s do Quietude e Samambaia, que funcionam 24h.



