

A cidade de Bertioga começa a voltar a ter tranquilidade em relação à pandemia do coronavírus. Há mais de um mês que o municipio não registra novas internações, seja em leitos de UTI ou de enfermaria para pacientes com Covid-19.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura de quarta-feira (23) há 32 dias que não há nternações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e óbitos por Covid-19. Já na ala de enfermaria, o município não registra internações há 37 dias.
A principal justificativa para a redução de internações e casos, além de não registrar mortes é a vacinação em massa. Ainda em Bertioga, também não há pessoas com vírus ativo ou caso suspeito da doença, segundo o boletim epidemiológico de quarta-feira. Até 22 de março, 293 testes para detecção da doença foram realizados. Desse total, apenas seis tiveram resultado positivo, o equivalente a 2,04%.
Em nota, a secretária de Saúde, Rebeca Barufi, destacou que a queda nos índices de transmissão, internações e letalidade está relacionada ao avanço da vacinação. Segundo ela, o município já aplicou mais de 140 mil doses da vacina e já iniciou a aplicação da quarta dose em idosos acima de 80 anos.
Com o avanço da vacinação, queda nos índices de Covid-19 e seguindo a decisão do governo do Estado, Bertioga determinou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados. A medida passou a valer no último dia 17. Já o uso em espaços abertos não é obrigatório deste 9 de março.
Proteção prossegue
Mas apesar da redução significativa do quadro da pandemia, os cuidados e a proteção continuam. Segundo a prefeitura, segue obrigatório o o uso da máscara em hospitais, estabelecimentos públicos de saúde e transporte coletivo.
Além disso, o uso da máscara fica recomendado o uso para quem estiver com sintomas gripais, idosos, pessoas com comorbidades ou com o esquema vacinal incompleto.
LEIA TAMBÉM
Peruíbe e Praia Grande confirmam adesão ao “domingão da vacinação”