Tuberculose: o que é, sintomas e transmissão
O diagnostico e tratamento da doença pode ser realizado pelo SUS.
O Brasil está entre o país com mais casos da doença. Mas o que é a tuberculose? É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. Além disso, é transmitida pelas gotículas respiratórias expelidas por pessoas com a enfermidade ativa. No entanto, os sintomas mais comuns são febre e tosse. Já o tratamento pode durar meses.
Através de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados 10 milhões de casos em 2019, sendo que 1,2 milhões de pessoas chegaram a morte pela doença. Contudo, o Brasil faz parte dos 30 países que concentram 90% de todos os diagnósticos do mundo.
Os tipos de tuberculose
São dois os tipos de Tuberculose, a pulmonar e extrapulmonar, no entanto, a diferença entre às duas são, a pulmonar afeta os pulmões, enquanto a extrapulmonar além dos pulmões, atinge outros locais, como pleura, gânglios, meninges, intestino e sistema osteoarticular. Nesse sentido, a extrapulmonar, acontece quando a bactéria sai do sistema respiratório, chegando a atingir outros órgãos provocando estragos.
Diagnóstico
Após a consulta com médico obtendo assim, a suspeita, será direcionado o exame de escarro. Basicamente, o paciente cospe dentro de um recipiente, assim, o material é levado ao laboratório para análise. Mas uma boa notícia é que o SUS já incorporou o teste rápido, podendo ter o resultado em até duas horas.
Tratamento
O tratamento, pode ser via oral, incluindo dois meses de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, combinados em um único comprimido. Logo depois, é receitado apenas rifampicina e isoniazida durante quatro meses.
A Tuberculose tem cura sim, porem, o tratamento precisa ser feito adequadamente. Por fim, a doença é mais comum em homens de 20 aos 49 anos. Além disso, ambientes pouco ventilados favorecem a disseminação da enfermidade. Por isso, fique atento aos sintomas e consulte um médico.
LEIA TAMBÉM: Unidades Básicas de Saúde intensificam busca por casos de tuberculoses