Travessia de balsas entre Santos e Guarujá conta com novo píer
Equipamento foi reformado após ser danificado por navio
Nesta quarta-feira (13), o Governo de São Paulo fez a entrega do novo píer com uma rampa de acesso da travessia de balsas entre Santos e Guarujá. A estrutura passou por reforma depois que um navio cargueiro bateu no local em junho do ano passado. Além da reforma, o local foi modernizado.
As obras eram realizadas desde setembro, com investimentos do governo estadual e da empresa responsável pelo navio que bateu no atracadouro.
As entregas aconteceram em Guarujá e fazem parte do programa do governo estadual para modernização e recuperação. Segundo informado em nota pela secretaria de Logística e Transportes, o novo atracadouro vai proporcionar melhorias na logística operacional e no acesso à embarcação pelos motoristas, motociclistas e pedestres.
Benefícios
A prefeitura de Guarujá afirmou que a reabertura da gaveta de atracação contribuirá para a fluidez na mobilidade urbana da cidade. “Durante o período de interdição, a administração municipal empenhou todos os esforços para organizar a fila da balsa ao longo da Avenida Adhemar de Barros. Agora, espera que esses transtornos diários sejam sensivelmente minimizados”, declarou a prefeitura, em nota.
A modernização do píer foi custeada pela empresa do navio de carga de bandeira dinamarquesa que colidiu e destruiu um terminal de passageiros, em junho de 2021. Para a reforma da rampa de acesso, o governo do estado investiu R$ 9,7 milhões.
O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto e o diretor-geral do Departamento Hidroviário (DH), José Reis, estiveram na cerimônia.
“As entregas reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com os usuários das travessias litorâneas. O objetivo é trabalhar pela segurança, conforto e agilidade dos passageiros. Queremos melhorar cada vez mais o serviço prestado e reduzir a espera nas balsas. Isso também significa mais qualidade de vida para a população”, afirmou, em nota, o secretário João Octaviano Machado Neto.
As obras eram executadas desde setembro de 2021. Em dezembro do mesmo ano, o DH entregou o atracadouro misto da travessia, para embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos, com investimento de R$ 1,9 milhão. No mesmo mês, entrou em operação, totalmente reformada, a balsa FB-24 com capacidade para 62 carros e 248 pedestres.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Navio destrói píer de travessia de balsas em Guarujá