Polícia Ambiental realiza “Operação Decápoda” contra a pesca irregular de camarão
A espécie está em época de defeso e prática é proibida
Nesta semana a Polícia Militar Ambiental Marítima, em conjunto com o Ibama e a Marinha realizaram a “Operação Decápoda”. O objetivo é combater a pesca irregular de camarão, que está em época de defeso em todo o litoral paulista. Ou seja, em época de reprodução e a prática é proibida.
Segundo a PM Ambiental, as ações integradas ocorreram ao longo da região e para realizar a fiscalização, equipes se locomoveram pelo mar, pela terra e também pelo ar. Embarcações, caminhões e pescadores a pé foram abordados, com o intuito de encontrar a irregularidade.
A época de defeso do camarão começou em 1º de março e segue até 31 de maio. Este período é necessário para que a especie possa se reproduzir. Os trabalhos ocorrem diariamente e segundo a Polícia Ambiental Marítima, dezenas de estabelecimentos, embarcações e veícuos foram abordados e fiscalizados.
Ainda segundo a PM Ambiental, as normas devem ser cumpridas e no caso de captura, a pessoa deve comprovar que fez a pesca antes do início do defeso. Se ela ocorreu durante o período, a pessoa estará sujeita ao pagamento d emulta, apreensões e até mesmo a prisões.
LEIA TAMBÉM
Operação contra ligações clandestinas de energia elétrica é feita em São Vicente