Trio é preso em flagrante desmatando área de proteção ambiental de Praia Grande
Eles invadiram o local para construir moradias
Três homens foram presos em flagrante realizando o desmatamento de uma área de reserva ambiental e de proteção em Praia Grande. O caso aconteceu na quinta-feira (21) e uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) interveio para impedir a construção de um abrigo e a abertura de lotes clandestinos.
Segundo a prefeitura, o caso ocorreu em uma área de 4.115 m² no bairro Ribeirópolis. A ação ilegal foi flagrada por imagens de satélite do programa Brasil Mais, um convênio realizado entre a Prefeitura de Praia Grande e a Polícia Federal.
Uma equipe da Guarda Ambiental, que integra a GCM, entrou na área pelo prolongamento da Travessa 5 com a Avenida Rocha Pombo. No local, as autoridades encontraram três homens com ferramentas de corte já desmatando parte da vegetação nativa, caracterizada como Floresta Alta de Restinga.
Os guardas constataram que o local já estava em fase de divisão clandestina de lotes e construção de um abrigo em fase inicial. Além disso, havia restos de lenha e serrapilheira para queima. Segundo a GCM, foram apreendidos, ainda, um facão e um machado.
A ocorrência foi encaminhada para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande, onde o delegado de plantão autuou o trio por crime ambiental.
A prefeitura informa que denúncias sobre desmatamento podem ser realizadas por meio do telefone 153. A cidade também possui a Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que identifica todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco no município.
LEIA TAMBÉM