VÍDEO – “Lua de Sangue” faz os brasileiros madrugarem para ver o fenômeno
Boa parte das pessoas fizeram questão de estender o momento de dormir para conferir o eclipse

Boa parte dos brasileiros deixou de dormir e resolveu “virar” a madrugada de segunda-feira (16) para acompanhar o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. Também chamada de “Lua de Sangue”, o corpo celeste ganhou uma coloração vermelha e em boa parte do Brasil, com o céu limpo, foi possível ver o fenômeno.
O eclipse em questão mostrou o Sol, a Terra e a Lua alinhados e isto proporcionou a coloração vermelha. Além do Brasil, a “Lua de Sangue” também foi vista por países da América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.
A Rede Notíciaz recebeu imagens de internautas que registraram o passo a passo do momento em que a Lua foi tendo o eclipse. Por fim, chegou ao momento em que ganhou a coloração vermelha. Confira abaixo imagens feitas por por internautas da Bahia:
O eclipse chegou em sua totalidade (perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília), e a sombra encobriu completamente o disco lunar, e a Lua ficou avermelhada, isso porque não tivemos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural. Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue”.
Detalhes do fenômeno
Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.
“É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa.
Para a fotógrafa astrônoma, Eneida Pereira a expectativa era grande para que este fenômeno pudesse ser visto e enfim o tempo pudesse colaborar. “Em cima da hora as pessoas alertaram para o tempo bom. Levei a máquina fotográfica e o telescópio e fiz o registro exato do eclipse. Foi muito bonito e cheguei a ter dúvida de ver ou de registrar.
LEIA TAMBÉM