Esporte

Golden State Warriors vence o Boston Celtics e fatura o 7º título da NBA

Stephen Curry foi eleito o MVP com direito a 34 pontos anotados

A NBA conheceu o campeão da temporada 2021/2022 nessa quinta-feira (17). O Golden State Warriors voltou a celebrar mais uma conquista, agora vencendo o Boston Celtics por 103 a 90, mesmo atuando no TD Garden. Com uma atuação maravilhosa de Stephen Curry, autor de 34 pontos, sete rebotes e sete assistências, os Dubs chegaram ao sétimo título da competição. Os Warriors fecharam a série com 4 a 2 e levaram a taça.

Curry se consagrou como o campeão da NBA e também recebeu o prêmio de MVP das finais, juntando-se a Kevin Durant (2) e Andre Iguodala (1).

O Golden State Warriors chega ao quarto título em seis finais nos últimos oito anos. São sete troféus no total, o que faz a franquia se isolar como a terceira mais vitoriosa da NBA. Todas as quatro vezes em que Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green jogaram todos os duelos das finais, a franquia de San Francisco saiu com o título. A escrita foi mantida com desempenho à altura de Draymond (12 pontos, 12 rebotes e 8 assistências) e um jogo para o gasto de Thompson (12 pontos e 5 rebotes).

O jogo

Buscando uma reação, o Boston Celtics conseguiu se aproveitar dos turnovers e dos arremessos errados dos Warriors para abrir 12 no início, mas Golden State logo acalmou e aprontou uma reviravolta de 17 pontos. Tatum e Brown fizeram 7 pontos cada, mas os Celtics não controlaram o número de turnovers nos minutos finais (4 a 4 na parcial). Curry, Klay, Draymond e Poole anotaram 5 pontos cada.

Já no segundo período, o Golden State impôs uma sequência de 21 pontos sem resposta entre o primeiro e o segundo períodos. Foi a maior sequência em um jogo de finais nos últimos 50 anos. Golden State chegou a abrir 21 pontos de vantagem, com vaias da torcida em Boston ao próprio time.

Em pânico no ataque, os Celtics cometeram 12 turnovers no primeiro tempo. Foram 9 rebotes ofensivos dos Warriors contra 2 do adversário. Boston acertou 3 de 14 do perímetro contra 10 de 23. Curry (12), Klay (12), Poole (11) e Wiggins (10) pontuaram em duplos dígitos no primeiro tempo. Assim o placar terminou em 54 a 39 no primeiro tempo.

O caminho para o título

O Boston Celtics chegou a estar 22 pontos atrás no meio do período, mas conseguiu uma sequência de 16 a 4 e diminuiu a diferença para um dígito. Al Horford (16 pontos) compensou no ataque uma noite tenebrosa de Jayson Tatum até então, com apenas 11 pontos no total (5 de 14 de quadra). Do outro lado, Curry fez 9 pontos na parcial, total de 21, e Draymond Green se aproximou de um triplo duplo.

Boston tentou um último gás nos primeiros minutos, mas nunca chegou mais perto que 8 pontos de diferença. No fim, o time da casa retirou os titulares, e Andre Iguodala substituiu Andrew Wiggins num gesto de homenagem do técnico Steve Kerr. Em prantos, Stephen Curry terminou o jogo abraçado com seus companheiros de tantas batalhas. Ele chorou copiosamente, pois recordou dos últimos anos com frustrações geradas pelas lesões. Mas também por tantos troféus.

LEIA TAMBÉM

Warriors vence o quinto jogo contra o Celtics e está próximo do título da NBA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo