CulturaObrasSantos

Pantheon dos Andradas de Santos vai passar por restauração

As obras deverão ficar prontas no Bicentenário da Independência do Brasil

A Prefeitura de Santos anunciou que o Pantheon dos Andradas, que homenageia José Bonifácio de Andrada e Silva, vai passar por restauração. O imóvel localizado na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, vai ser integrado e ainda ganhará uma estátua instagramável. As obras devem começar ainda neste mês e ficarem prontas em setembro, quando será celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil.

Projeto da prefeitura é mostrado como ele ficará. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

De acordo com a administração, o projeto de restauro do monumento em homenagem a José Bonifácio foi elaborado pelo arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). A obra tem valor estimado em R$ 1,5 milhão e deverá ficar pronta até o Bicentenário da Independência. Ela faz parte de um conjunto de obras, ações e festividades marcadas para setembro e são definidas pela Comissão do Bicentenário.

A obra inclui a reconstituição de partes de alto-relevo em gesso e placas de mármore, limpeza e polimento das paredes e do piso em mármore. Também inclui a recuperação do telhado, com impermeabilização. Sob as telhas originais, de barro, será colocada uma subcobertura com telha metálica, para proteção contra infiltrações. Os serviços envolvem ainda uma iluminação cênica.

Detalhes da obra

A Siedi informa que a intervenção é muito delicada e exige uma mão de obra qualificada porque se pretendem corrigir problemas decorrentes da deterioração, além de se tratarem de estruturas antigas.

A obra será custeada pela empresa Santos Brasil, que se responsabilizará também pela aquisição da escultura em bronze do Patriarca, em tamanho real e instagramável, que ficará na Praça Barão do Rio Branco. O custeio corresponde a medidas compensatórias pelo funcionamento de um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) da empresa, no bairro Alemoa, na marginal sul da Anchieta.

O Pantheon dos Andradas foi inaugurado em 7 de setembro de 1923, um ano após o centenário da Independência do Brasil. Ele ocupa o espaço da antiga portaria do Convento do Carmo e conta com monumento projetado pelo escultor Rodolfo Bernardelli, feito na Itália.

LEIA TAMBÉM

Celebre o dia do cinema Brasileiro com produções nacionais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo