Política

Confira quais cargos estão em disputa nas eleições

Saiba qual o papel de cada um dos cargos

Nos últimos anos a política passou a ocupar um lugar de destaque no nosso dia a dia. O assunto está em todos os lugares, momento em família, amigos e até rende bate-papos calorosos. Mas afinal, você sabe quais são os cargos que disputam as eleições em 2022? Sabe qual o papel de cada um deles? Então confira e vote com consciência.

Neste ano terão cinco cargos em disputa: Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais. Os cargos públicos têm atribuições e limitações, confira o resumo de cada um deles a baixo:

O Presidente – O chefe de estado, chefe de Governo e Comandante das Forças Armadas. Esse é o cargo de representante público mais importante do país. Em suas funções, o presidente pode sancionar ou rejeitar leis aprovadas pelo congresso.

O presidente, tem o poder de nomear seus ministros de estado e os comandantes da Aeronáutica, Exercito e Marinha. Mas já para indicar os ministros do STF, Procurador Geral da República, além de Presidente e Diretores do Banco Central, precisa da ajuda do senado.

O Governador- Tem como a principal responsabilidade a segurança pública, como Polícia Civil e Militar, além da administração de presídios.

Senadores – A função principal é propor e avaliar leis. Sendo 81 senadores, 3 por estados.

Deputados Federais- 513 deputados tem vagas divididas conforme cada estado, podendo propor novas leis e definir a revogação das leis já existentes. Essas propostas são votadas pelo Plenário ou pelas Comissões. A princípio todo projeto do executivo, ou seja, presidencial, passa pelos deputados, antes se seguir para senado.

Deputados Estaduais– Criam leis e alteram leis, bem como fiscalizam a ação do governador.

Normalmente, as eleições são definidas já no primeiro turno. O segundo ocorre apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos consegue metade mais um dos votos válidos no primeiro turno. Nesse caso, os dois candidatos mais votados disputam.

VEJA TAMBÉM: Guarujá celebra 88 anos de emancipação político-administrativa

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo