Prefeitura de Itanhaém alerta quanto ao número elevado de pacientes faltosos em consultas e exames médicos
a taxa de faltas em consultas tem uma média de 25%, podendo chegar a mais de 30% em exames como eletrocardiograma e 40% em RX
Você sabia que quando marca uma consulta ou exame e não comparece outra pessoa deixa de ser atendida? Certamente, a maioria dos casos de falta em consultas agendadas na Rede Municipal de Saúde acontece por motivos de força maior.
Em Itanhaém, a taxa de absenteísmo (faltas) em consultas tem uma média de 25%, podendo chegar a mais de 30% em exames como eletrocardiograma e 40% em RX.
Faltar a uma consulta, sem aviso prévio, ocasiona transtornos como o aumento de tempo na fila de espera, e, consequentemente, reclamações em relação à demora do atendimento, como ainda o desperdício de recurso público.
A secretária de Saúde, Guacira Nóbrega Barbi comentou que esta situação diminui a oferta de vagas.
“É fundamental que a população se conscientize e colabore com o nosso trabalho, assim estaremos respeitando todos os profissionais e usuários do Sistema de Saúde”
Em caso de necessidade de falta, é recomendado que o paciente informe USF de referência, ou avise ao Agente Comunitário de Saúde do bairro onde mora.
O ideal é que a ausência seja notificada com, pelo menos, 24 horas de antecedência, para que outro paciente seja encaixado. Esta pequena ação pode salvar vidas.