Cidades da Baixada Santista confirmam casos de varíola dos macacos
O mundo encontra-se em estado de emergência, informa a OMS

O mundo encontra-se em estado de emergência em razão da varíola dos macacos, conforme foi decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E nesta segunda-feira (25) o vírus Monkeypox foi registrado em municípios da Baixada Santista. Os casos ocorreram em Praia Grande e também em Itanhaém.
As informações foram divulgadas pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, no Litoral de São Paulo e a Prefeitura de Itanhaém confirmou que o paciente infectado está em isolamento domiciliar. Apesar do diagnóstico, ele não tem sintomas. Ele segue sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica e exames serão feitos.
Já em Praia Grande, a prefeitura, até o momento não passou maiores informações sobre o paciente. Enquanto isso, o Estado de São Paulo contabiliza 590 casos já confirmados. Desse total, 486 estão na Capital.
A varíola dos macacos tem como sintomas, a apresentação de bolhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores musculares. A transmissão ocorre por meio do contato entre humanos e não há tratamento específico.
Para evitar uma maior disseminação da varíola dos macacos, o Ministério da Saúde está buscando negociações com a fabricante para adquirir as vacinas exclusivas contra a doença.
LEIA TAMBÉM
Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde