Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro
Doses serão para profissionais de saúde e quem teve contato com doente
As primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos destinadas ao Brasil deverão chegar em setembro.
Participaram da coletiva o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros.
De acordo com os representantes do Governo, cerca de 20 mil doses desembarcarão no país em setembro; e 30 mil, em outubro.
Ainda de acordo com as informações, neste primeiro momento apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados.
O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A aquisição será feita por meio de convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) porque a empresa dinamarquesa produtora da vacina não-replicante não tem escritório no Brasil nem pretende abrir representação no país.
“Existe um pedido da Opas para a aquisição de 100 mil doses de vacinas para as Américas. Dessas 100 mil doses, 50 mil serão adquiridas pelo Ministério da Saúde”
Embora, neste primeiro momento, o Brasil compre as doses de uma empresa dinamarquesa, Medeiros não descartou a possibilidade compra de outros lugares.
Sendo assim, no futuro o Ministério da Saúde compre doses do Instituto Butantan ou do Laboratório de Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, caso essas unidades produzam algum imunizante não-replicável contra a varíola dos macacos e caso haja necessidade.
Leia mais
OMS diz que Brasil está em situação preocupante com a varíola dos macacos