
Santos passará por uma grande transformação em 61 vias, entre ruas e avenidas nas zonas Leste, Noroeste e também no Centro Histórico. A expectativa é que os serviços comecem já neste segundo semestre e irão contar com pavimentação, drenagem e novos passeios, que garantirão mais segurança para quem circula a pé, de bicicleta, ou de carro.
A prefeitura explica que as intervenções fazem parte do Programa Santos Mais Bonita e ela terá serviços preliminares de drenagem, como demolição e reconstrução de guias e sarjetas, novas bocas de lobo e substituição de poços de visita (que dão acesso para manutenção das redes subterrâneas pluviais da Prefeitura).
Os projetos incluem ainda itens de acessibilidade como execução de rampas nas esquinas, instalação de piso podotátil e novos passeios em concreto desempenado no padrão Calçada para Todos, com paisagismo e lixeiras em concreto.
Zona Noroeste será a pioneira

Os trabalhos do Programa Santos Mais Bonita serão iniciados na Zona Noroeste, especialmente no bairro da Areia Branca. A administração informa que as Casemiro Giangiulio e Francisco Lourenço Gomes, além da Praça Nicanor Ortiz, terão as transformações, onde serão vias compartilhadas. Ou seja, niveladas para o trânsito conjunto de pedestres, ciclistas e motoristas, orientados por sinalização de solo e de placas.
Mas as mudanças mais impactantes no conjunto das 61 vias serão implantadas na Av. Álvaro Guimarães (Rádio Clube), na Av. Azevedo Sodré (Boqueirão) e na Rua Trabulsi (Ponta da Praia). Elas serão totalmente revitalizadas, ganhando um novo visual, mais moderno. O objetivo é o desenvolvimento do comércio regional, através da melhoria na infraestrutura viária e urbanística, além de outras ações de reestruturação.

Para definir as empresas que farão as obras, com prazos de execução que variam de quatro a 18 meses, foram lançados dez editais de licitação neste mês de julho (do dia 12 ao dia 26). A supervisão dos serviços ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).
Os recursos para as intervenções, exatos R$ 70.548.030,52, são dos cofres do Município e de convênio com o Estado. Em praticamente todas as obras os convênios com o Estado foram firmados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Apenas a pavimentação de trecho da Av. Washington Luís (canal 3) vai utilizar saldo remanescente de verba de convênio Dadetur 2019.
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