Conheça mais da história do pão de queijo, na semana que é celebrado nacionalmente sua existência
Aprenda também a receita do quitute mais conhecidos do Brasil, feita pelos alunos de gastronomia do Senac

Na última quarta – feira (17), foi celebrado o dia nacional do pão de queijo, um dos quitutes mais queridos do Brasil. Conhecido por ser um dos pratos mais queridos da culinária mineira e que se tornou símbolo da cidade.
Além de fazer parte da história de Minas Gerais e das famílias do estado, esse produto trás traços da colonização do país e a permanência da cultura original indígena.
A princípio a origem do pão de queijo ainda é incerta, algumas histórias relata que a receita foi criada no estado de Minas Gerais no século 18,onde as cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães a farinha de mandioca, e eram adicionados os queijos que sobravam e endureciam. Essa iguária só se popularizou no ano de 1950, juntamente com o desenvolvimento de quitandas como broas, bolos e biscoitos.
Logo após essa década, o produto passou a ser consumida no país inteiro. Ao todo são mais de setenta anos na mesa das famílias.
Embora seja um produto típico mineiro uma pesquisa realizada pela EDC de São Paulo apontou que os maiores consumidores de pão de queijo são do estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro.
Portanto o sucesso do pão de queijo pode ser entendido pelas mudanças nas receitas que teve ao longo dos anos. Porém, mesmo com as alterações nos padrões alimentares, a receita não perdeu a força.
Por fim veja abaixo a receita feita pelos alunos do superior de tecnologia em gastronomia no senac, que produziram mais de 2 mil pães de queijos e distribuiram na quarta – feira (17), no Mercado Central de Minas Gerais.
Ingredientes
- 250 gramas de polvilho doce
- 250 gramas de polvilho azedo
- 150 ml de água
- 150 ml de leite
- 150 ml de óleo
- 12 gramas de manteiga
- 5 gramas de sal
- 250 gramas de queijo canastra curado, ralado ou triturado
- 4 a 5 ovos
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque a água, o óleo, o leite, o sal e a manteiga e deixe ferver. Misture os polvilhos e escalde. Deixe esfriar ligeiramente e coloque o queijo e os ovos aos poucos. Misture bem até a massa ficar lisa. Enrole no tamanho desejado
- Observação: dê ponto na massa com os ovos. Se necessário, coloque um pouco mais
Rendimento
- Em média 30 pães de queijo
Tempo de preparo
- 30 minutos
VEJA TAMBÉM:
Itupeva terá 1º Festival Gastronômico com comidas típicas nordestinas