GeralSantos

Desfile naval encanta público na orla da praia

A apresentação começou no cais santistas e seguiu até as proximidades da Ilha Porchat, em São Vicente

Mesmo com chuva o calçadão e a faixa de areia da orla de Santos se tornaram arquibancadas para as centenas de munícipes e turistas que prestigiaram a Parada Naval da Marinha do Brasil, na tarde desta quarta-feira (7), em comemoração ao Bicentenário da Independência. O desfile pelas águas da Cidade reuniu dez embarcações de órgãos oficiais militares.

 

A apresentação começou no Cais da Marinha, no Porto de Santos (Macuco), e seguiu pelas praias de Santos até as proximidades da Ilha Porchat, em São Vicente, onde regressaram. O desfile foi capitaneado pelo navio-patrulha Guajará, que entoava o Hino Nacional e soltava fumaça verde e amarela enquanto os tripulantes das embarcações acenavam para o público.

 

Também participaram a lancha de inspeção naval blindada Mangangá e os avisos de patrulha Barracuda e Espadarte, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, duas embarcações da Capitania dos Portos de São Paulo e uma do Corpo de Bombeiros e lanchas da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental e da Guarda Portuária.

 

Além de comemorar a data da Independência do Brasil, o desfile naval tinha como objetivo dar oportunidade ao público de conhecer mais as embarcações utilizadas na patrulha marítima da Baixada Santista e ressaltar a importância do mar para o País. A coordenação do evento ficou por conta do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval, em Santos.

DESFILE NAVAL
Crédito: Reprodução

 

A autônoma Suzana de Araújo, de 38 anos, garantiu um espacinho no deck para ela e os dois filhos, Isabelle, 11, e Lucas, 7. Após o mais novo desfilar com a escola no Festival da Independência, no Centro de Santos, a família se dirigiu à Ponta da Praia para prestigiar o espetáculo marítimo. A mamãe trouxe os pequenos por considerar importante a participação das crianças em atos patrióticos, e eles aprovaram a ideia. “Eu gostei muito”, disse Isabelle. “Eu também, porque hoje é o Dia da Independência do nosso País e porque os barcos são grandes e bonitos”, completou Lucas.

 

Direto do Marapé, a aposentada Janete Silva, 80 anos, não desanimou quando a amiga, que iria acompanhá-la até o desfile, desistiu do passeio. “Está chovendo, mas eu queria sair de casa, ver algo bonito. Já venho para cá passear sempre, então não poderia perder”.

 

VEJA TAMBÉM: Bolsonaro participa de desfile do Bicentenário da Independência

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo