

O brinquedo que simula um elevador que despencou e deixou seis pessoas feridas em um parque de diversões de Itanhaém foi desmontado. Agora a Polícia Civil deu início a uma perícia no brinquedo, com o objetivo de identificar o que provocou a queda.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou, por meio de nota, que o proprietário do parque foi intimado a comparecer na Delegacia Seccional do município. Lá ele terá de apresentar documentos como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de todos os brinquedos instalados.
Ainda de acordo com a SSP-SP, a polícia vai ouvir nos próximos dias os responsáveis pelas crianças e também os adultos envolvidos no acidente. O caso foi registrado como lesão corporal.
Entenda como foi o acidente
O brinquedo que simula um ‘elevador’ despencou em um parque de diversões localizado no bairro Satélite, em Itanhaém, no último domingo (11). A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que seis pessoas, entre 5 e 27 anos, se feriram no acidente.
De acordo com a Prefeitura de Itanhaém, o Parque de Diversões Diego’s Park deu entrada no pedido de alvará de funcionamento por meio do Via Rápida Empresa, que emitiu o documento provisório automaticamente. Porém, na última segunda-feira (12), durante fiscalização após o acidente, a Defesa Civil lacrou o parque por falta de segurança.
Respostas
Em nota, o Diego’s Park afirmou que o parque dispõe de AVCB válido, autorização da prefeitura para operar, laudos técnicos que atestam a segurança estrutural e elétrica dos aparelhos, e que os brinquedos são inspecionados diariamente, além de receber manutenções periódicas.
O parque informou que contratará perícia para atestar o motivo que ocasionou a fatalidade com o equipamento, que será extensiva aos demais equipamentos a fim que se constate a segurança para as operações.
Ainda de acordo com a nota, o parque informou que se solidariza e se encontra à disposição das vítimas para prestar toda assistência necessária, desejando o pronto reestabelecimento.
Já a Prefeitura de Itanhaém informou que informou que o parque foi lacrado para evitar novos acidentes envolvendo o brinquedo. A prefeitura acrescentou, em nota, que o Parque de Diversões Diego’s Park deu entrada no pedido de alvará de funcionamento por meio do Via Rápida Empresa, que emitiu o documento provisório automaticamente.
Na segunda-feira (12), durante fiscalização após o acidente, a Defesa Civil lacrou o parque por falta de segurança. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Penha da Silva, esteve no local acompanhando a inspeção junto à Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Obras, além da Defesa Civil. Ele notificou o empreendimento a encerrar imediatamente as atividades até a apresentação de laudos técnicos atestando a segurança dos brinquedos.
A prefeitura ressaltou que o parque tem um Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) com validade até 23 de novembro de 2022.
LEIA TAMBÉM
Polícia Civil prende em flagrante quatro comerciantes por furto de energia elétrica no Guarujá