Um final de semana histórico para o esporte de Santos. A cidade faturou o bicampeonato dos 64º Jogos Regionais, que teve como novidade a disputa sem sede fixa. Com uma delegação composta por 430 atletas em 42 modalidades, o time da Fupes brilhou, conquistando medalhas e troféus. Agora os preparativos são para os Jogos Abertos do Interior, que acontecem de 4 a 14 de outubro, em São Sebastião.
A tendência é que para os Jogos Abertos, a delegação santista deva ter cerca de 560 pessoas, com 33 modalidades classificadas e outras seis que são específicas da competição estadual.
Na classificação geral dos Jogos Regionais, Santos terminou a competição com 297 pontos, superando sua tradicional rival São Caetano do Sul, que teve 285 pontos, e Praia Grande, em terceiro, com 233. Esta foi a primeira edição após dois anos sem disputas, por cauda da pandemia do coronavírus.
“Estou muito feliz e orgulho, não apenas como prefeito, mas como santista, pelo resultado e pelo comprometimento dos nossos atletas nos Jogos Regionais. Mesmo durante a pandemia, foi mantido o apoio aos nossos esportistas e isso deu tranquilidade para eles treinarem e continuarem trazendo grandes resultados. O investimento no esporte é sempre muito importante, pois formamos atletas e cidadãos”, disse o prefeito Rogério Santos.
Classificações
A Cidade garantiu classificação para os Jogos Abertos nas categorias: badminton (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), bocha, handebol feminino, futebol masculino, natação (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), xadrez (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino), damas (feminino), taekwondo (masculino), karatê (masculino e feminino), ciclismo (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), ginástica rítmica, vôlei de praia (feminino), ginástica artística (masculino e feminino), judô feminino, além de atletas que classificaram em primeiro lugar em provas individuais do judô masculino e atletismo masculino e feminino. Nos Abertos, também serão incluídos o boxe, capoeira, basquete 3×3, kickboxing, wrestling e supino.
Fim de semana de ouro na ginástica e judô
A equipe masculina faturou o vice-campeonato e garantiu a vaga para os Jogos Abertos. O time é formado por Felipe dos Santos , Gabriel Oliveira , Gustavo Góis , Júlio César Gonçalves , Rodrigo Sampaio , Thomas Braga, sob o comando dos técnicos Vítor Oregea e Danilo Nogueira.
As meninas de ginástica Anitha Mota, Lavínia Rutherford , Yasmin Costa, Daniela Santiago , Marieva Braga e Sara Cerqueira, , comandadas por Vitória dos Santos, ficaram com o terceiro lugar.
“No masculino, alcançamos nosso objetivo que era a classificação. Poderíamos ir bem melhor e buscar mais medalhas, mas vimos o que precisamos melhorar e acertar para os Abertos. A equipe feminina está começando agora, enfrentando equipes de ponta, e competiram muito bem. Ficaram pertinho da classificação e em breve já estarão prontas para buscar troféus importantes”, disse o técnico Danilo Nogueira.
O judô feminino de Santos conquistou a segunda colocação nos Regionais e também garantiu presença nos Abertos. Inspirada pela presença de Maria Suellen Althman, duas vezes vice-campeã mundial, participante de Jogos Olímpicos, entre inúmeros outros títulos, a equipe com Beatriz de Oliveira, Adriana Leite, Júlia Barbosa , Larissa Teixeira, Letícia Batista, Maria Fernanda dos Santos e Nicolly dos Santos foi o destaque.
Maria Suellen foi ouro por equipes e na categoria absoluto. “É sempre gratificante representar Santos. Minhas maiores conquistas foram representando a Cidade. Estou em uma fase nova na carreira, na transição de atleta para técnica, mas mantenho meu condicionamento e consegui fazer o meu melhor, sendo ainda mais especial por estar ao lado e apoiar uma nova geração de judocas”, diz.
O time masculino ficou em terceiro lugar na classificação geral. O judoca Felipe César foi o destaque, garantindo a medalha de ouro na sua categoria (-100kg) e no absoluto, e irá representar a cidade de Santos em São Sebastião.
“Entramos com uma equipe bem renovada, mesclando a garotada com atletas experientes. A participação da Maria Suellen foi um ponto positivo, motivou e deu força para as meninas conquistarem esse grande resultado. No masculino, uma equipe com muitos jovens, que tiveram também uma grande participação, e mostraram que estamos no caminho certo”, disse o técnico Ivo Nascimento.
LEIA TAMBÉM
Palmeiras vence o Santos com um a menos e segue tranquilo na liderança