Monumento do Emissário Submarino é alvo de vandalismo
A escultura de Tomie Ohtake foi pichada e ninguém foi preso
O Parque Roberto Mário Santini, também conhecido como Emissário Submarino ou Quebra-Mar, em Santos, está passando por obras de revitalização. Mas ainda assim, os vândalos não tem poupado os equipamentos para praticarem o vandalismo. A escultura de Tomie Ohtake foi pichada.
De acordo com a Prefeitura de Santos, uma equipe da Guarda Civil Municipal fazia patrulhamento, quando identificou o vandalismo.
Na escultura, que tem 15 metros, foi desenhado um formato de rosto desconfigurado. A administração municipal informou que a ação está sendo investigada pelas autoridades policiais, mas que até o momento o infrator não foi localizado.
O serviço de recuperação do monumento, por conta do tamanho, será executado com o auxílio de um compressor e andaimes. De acordo com a prefeitura, a pintura deve ser finalizada em outubro.
Importante lembrar que de acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98, pichação é crime ambiental e de vandalismo. Além do crime de vandalismo cometido pelo pichador, a legislação brasileira também prevê o crime de dano prescrito no Código Penal, podendo o infrator ser cometido tanto em patrimônio público quanto particular.
LEIA TAMBÉM
Furtos na Baixada Santista e Vale do Ribeira crescem e tem o pior início de 2º semestre desde 2004