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Avenida Nossa Senhora de Fátima vai passar por obras de remodelação

Entre as intervenções haverá a mudança do Monumento dos Tambores

Quem circula na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste de Santos, no trecho de cruzamento com as avenidas Haroldo de Camargo e Francisco da Costa Pires, no bairro Areia Branca, sabe o quão desafiador é encarar o trânsito. Sobretudo os ciclistas que vão ou vem de São Vicente, que estão sob risco de acidentes. Por conta disso, obras de remodelação serão feitas.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

De acordo com a administração, o foco é dar mais segurança para o trânsito de veículos e bicicletas. Foi publicado o edital de concorrência pública para realização de obra no local e o principal objetivo é reposicionar o Marco Rodoviário Santos-São Vicente, conhecido como Monumento dos Tambores, que fica localizado no centro da pista.

A prefeitura informa que o Marco Rodoviário Santos-São Vicente será deslocado para o canteiro central da Avenida Francisco da Costa Pires. “Hoje o monumento se encontra no canteiro central da Nossa Senhora de Fátima, dividindo a ciclovia, o que potencializa o risco de acidentes”, explicou o secretário Wagner Ramos, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). Conforme explicou, a mudança da escultura não altera as características do local e manterá o mesmo campo de visão para os munícipes de Santos e São Vicente.

Vantagens

Os benefícios também se estenderão ao fluxo envolvendo a Avenida Antônio Emmerich, em São Vicente, que se liga à Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Como as pistas não são alinhadas, o que se reflete na ciclovia das duas cidades, o reposicionamento do marco rodoviário vai solucionar problemas de tráfego nesse cruzamento e garantir melhorias para a circulação mais segura de bicicletas. Wagner Ramos destacou que os escultores Ubirajara Ribeiro e Walter Maffei foram consultados e autorizaram a transferência. Serão realizadas também adequações viárias no cruzamento.

Entenda o Monumento dos Tambores

Formado por peças de concreto e 22 tambores vazios de óleo, de 20 litros, em aço galvanizado, sem fundo e tampo, o marco rodoviário foi inaugurado em 26 de janeiro de 1968 e faz referência a Santos como porto petrolífero, representando também o polo industrial da Alemoa, a era das estruturas de cimento armado e o predomínio das rodovias como meio de transporte.

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