ObrasSão Vicente

Primeira fase da nova orla do Gonzaguinha deve ficar pronta no fim do ano

Região deve ganhar uma nova cara, com a missão de ser mais atrativa

Quem circula na orla do Gonzaguinha, em São Vicente, acompanha de perto o andamento das obras de revitalização. A ideia é dar uma nova cara e fazer com que o local seja mais atrativo e acessível, além de mais seguro. A expectativa é que a primeira fase esteja concluída até o final deste ano.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

De acordo com a administração, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) finalizou na sexta-feira (23) as intervenções nas redes de esgoto e água para a continuidade das obras. Agora o próximo passo consiste na correção das linhas de drenagem com a substituição das manilhas, desobstrução das existentes e desassoreamento. Depois haverá a instalação da nova infraestrutura de iluminação e a finalização do canteiro central, píer e do passeio público dos lados, praia e residencial.

Ainda conforme explica o município, o serviço foi dividido em duas etapas: a primeira da Praça Menon (Rua Onze de Junho – Boa Vista) até a Rua Frei Gaspar, próximo ao restaurante Gaudio; e a segunda da Rua Frei Gaspar até a Praça Tom Jobim.

“Sabemos que por enquanto a obra causa alguns transtornos à população que mora ou utiliza o trajeto no entorno, mas quando o serviço terminar teremos uma praia totalmente revitalizada, com uma vista sem interferências, com sistemas de drenagem e abastecimento de água melhores e com a qualidade de um local que será um cartão-postal e um símbolo da orla mais linda de toda a Baixada Santista”, afirmou o prefeito Kayo Amado.

Serviços

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) Alexsandro Ferreira, explicou que todo esse serviço foi realizado sem interferir no abastecimento e amplamente comunicado aos moradores.

“O serviço estava no cronograma da empresa para 2023, por isso conversamos com a Sabesp solicitando esse trabalho integrado para que no ano que vem não houvesse essa interdição, trazendo transtornos novamente à população que mora ou utiliza a rota da praia. Toda a execução da obra está sendo pensada, planejada e executada para causar o mínimo transtorno possível, evitando também o desperdício de recursos públicos”, afirmou.

Entenda a obra:

1ª Fase – Do início da Praça Menon (Rua Onze de Junho – Boa Vista) até a Rua Frei Gaspar, próximo ao restaurante Gaudio.

Os serviços, com 750 metros de extensão, contemplam os dois píeres, canteiro central, calçada de pedestres sentido praia e residencial, e o enrocamento (posicionamento de pedras para diminuir o impacto das ondas no calçadão).

As calçadas serão feitas com concreto e mosaico português, trazendo alta durabilidade, acessibilidade  e beleza. No canteiro central, serão plantadas árvores e instalada uma praça com mobiliário urbano (mesas e cadeiras). A ciclovia e a pista também serão recuperadas.

Os dois píeres serão completamente revitalizados, recebendo novos bancos e muretas com elementos vazados, com desenho moderno e fácil manutenção. Na lateral do píer, entrada da praia, será instalado um chuveirinho para os banhistas.

Também serão instaladas lombo faixas (faixa elevadas), seguindo até a Avenida Presidente Wilson, trazendo melhor acessibilidade, já que ao longo da orla haverá diversos trechos com rampas de acesso. A previsão da conclusão da primeira etapa segue para final de 2022.

LEIA TAMBÉM

Novos espaços de lazer do Quebra-Mar de Santos são entregues

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo