Meio AmbienteSaúde

Câncer de mama em pets é uma doença comum e silenciosa

O câncer de mama também afeta cães e gatos

Assim como os seres humanos o câncer de mama também atinge cães e gatos. A doença é silenciosa e precisa de conscientização para diagnóstico e prevenção da doença.

No mês do Outubro Rosa, atente-se a saúde do seu amigo de estimação, pois é necessário oferecer qualidade de vida para seu animal.

Segundo o conselho federal de medicina veterinária “Em cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias, de todos os tumores possíveis, a probabilidade da ocorrência do câncer de mama fica entre 45% e 50%. E a probabilidade da incidência do câncer de mama em gatas com propensão à neoplasia fica entre 20% e 30%”.

Sendo assim, essa é uma doença que precisa de diagnóstico precoce a fim de tratar o problema o quanto antes. Aliás, não só cadelas e gatas podem sofrer do câncer de mama, a doença também pode afligir os cães e gatos machos.

Sintomas e prevenção da doença

Muitos cães, não tem reação como apatia, vômitos, febre ou mudanças no comportamento, sendo uma doença silenciosa.

Porém, a forma de detectar é estar atendo ao animal, apalpando para observar se há nódulos mamários. Assim, faça o autoexame, a fim de se prevenir e perceber possíveis tumores, também verifique a presença de um caroço na mama do cachorro.

Outra observação é atentar a região das mamas  que podem estar avermelhadas, inchadas, dilatadas, com secreção e/ou odor desagradável, é importante ficar atento. Esses podem ser sintomas de câncer de mama em cadelas.

Vale ressaltar que, a castração nas fêmeas ajuda a reduzir o risco de apresentar tumor.

Tratamento

No caso de algum sintoma citado a cima, procure um profissional Veterinário.

Ocorrido o diagnóstico de tumor maligno, o pet precisa passar por alguns exames, como tomografia, radiografia, ultrassom e de sangue, para melhor escolha de tratamento. Além disso, uma biópsia, uma tomografia e uma ultrassonografia na cachorra com câncer de mama a fim de verificar o estágio da doença. Assim como mulher, as fêmeas também podem fazer quimioterapia.

Não deixe de levar o pet ao veterinário para um check-up periodicamente.

VEJA TAMBÉM: Unidades de Saúde orientam moradoras sobre prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo