Cultura e Música

Um ano de saudades de Marília Mendonça. O que mudou?

Cantora morreu após avião cair em Minas Gerais

5 de novembro de 2021. A música brasileira, especialmente o sertanejo jamais vão esquecer esta data, onde uma estrela do gênero deixou a vida terrestre e foi brilhar no céu. Há um ano o Brasil se despediu de Marília Mendonça, mas de uma maneira repentina e dura.

Dona de uma voz potente, que ecoava em todos os cantos, levando o estilo da sofrência, com canções de amor, traição, superação, mas também com mensagens especiais para as mulheres, Marília conquistou o público. É seguramente tranquilo dizer que desde 2015, quando ela deixou de ser compositora, para mostrar todo o talento soltando a voz, foram hits atrás de hits, além de grandes parcerias musicais. A principal com a dupla Maiara e Maraisa, com quem criou “As Patroas”.

Um ano depois a pergunta que fica é o que mudou de lá para cá. Tanto na parte musical, redes sociais, na vida da família e na parte policial.

Depois do acidente ocorrido em Caratinga, Minas Gerais, Polícia Civil, Força Aérea Brasileira e demais autoridades investigam o que provocou a queda do avião. De acordo com a Polícia Civil na sexta-feira (4), que o piloto da aeronave não seguiu o padrão de pouso do aeródromo. Segundo depoimentos da investigação, ele fez a aproximação pelo lado correto, mas “se afastou muito” do local recomendado.

“O que a gente tem até agora na investigação, o que a gente sabe mediante depoimentos feitos é que o piloto não fez a manobra que se esperava, ele saiu da zona de proteção do aeródromo para fazer esse pouso. Então, é um fator que pode ter contribuído para que o acidente ocorresse”, afirmou o delegado regional de Caratinga, Ivan Lopes Sales, responsável pela investigação.

A zona de proteção é a área de entorno sujeita a restrições para que aeródromos possam operar com segurança. De acordo com o delegado, apenas os obstáculos inseridos dentro da zona de proteção são inseridos no Notam, documento de referência para pilotos.

“Não há uma obrigatoriedade de pousar nessa forma padrão, mas, quando ele sai dessa zona de proteção do aeródromo, é por conta e risco dele. Ele se afastou muito, veio muito baixo e se chocou na rede de transmissão”, disse o delegado.

Música

No Spotify, plataforma de streaming mais popular do mundo, o perfil de Marília atingiu 10,3 milhões de ouvintes mensais, ganhando 2 milhões deles nos 12 meses seguintes à sua morte. O trabalho mais recente da artista foi o EP póstumo, Decretos Reais Vol. 1, com quatro músicas.

No Twitter, Marília também era bastante popular, seguida por quase 7,8 milhões de usuários na época de seu acidente. Atualmente, a cantora acumula mais de 8,4 milhões de pessoas na rede social. Um crescimento ainda maior aconteceu no perfil de Marília no Facebook. Ela triplicou o número de seguidores na plataforma, atingido 15 milhões de fãs.

No YouTube, onde Marília chegou a bater o recorde de live mais vista, com 3,3 milhões de acessos simultâneos, em maio de 2020. O número de inscritos no canal da sertaneja também aumentou: de 22 milhões para 25,2 milhões de pessoas.

Marília também teve um aumento no número total de visualizações de todos os vídeos de seu perfil no YouTube, ela acumula quase 17 bilhões de visualizações, 3 bilhões a mais do que há um ano.

Já no Instagram e no TikTok, os perfis de Marília tiveram 1,8 milhão e 2,3 milhões de seguidores novos respectivamente, desde novembro de 2021. No total, em suas redes sociais, a artista ganhou 17,3 milhões de novos admiradores.

Legado

Um estudo realizado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou o ranking das músicas mais regravadas de autoria de Marília Mendonça. Três canções empataram em primeiro lugar, com 19 gravações cada: Calma, O que falta em você sou eu e Infiel. O levantamento também listou as músicas da Rainha do Sertanejo mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil. Em primeiro lugar ficou Até você voltar. Na segunda e terceira posições, ficaram Calma e Infiel, respectivamente.

A cantora tem 335 obras musicais e 444 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina. Nos últimos 10 anos, a artista recebeu mais de 80% de seus rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de rádio, shows, streaming de música e casa de festa e diversão.

A Lei de Direitos Autorais (9.610/98) determina que os herdeiros de Marília, que é mãe de Léo, de 2 anos, continuarão a receber os rendimentos relacionados às suas músicas até 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias).

Já na vida pessoal, o pequeno Léo segue sendo cuidado pela mãe de Marília Mendonça e também pelo pai, o cantor Murilo Huff. Os dois dividiram a guarda da criança e mantém um relacionamento agradável.

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