Guarda Ambiental de Praia Grande impede a instalação de “bairro ilegal” durante feriadão
Intensificação de medidas permitiu antecipar ação de grupo articulado


Denúncias levaram a Guarda Ambiental de Praia Grande a evitar uma invasão em grande escala nos Bairro Esmeralda e Ribeirópolis. Um grupo de pessoas vindas de outras Cidades da Baixada Santista tentou ocupar uma área de proteção localizada próximo a um Rio da Cidade. Já havia, inclusive, demarcações de lotes e quadras, que seriam ocupados durante o feriado prolongado da Proclamação da República.
De acordo com a Prefeitura, por muito pouco, os “lotes” não foram desmatados. Placas com números de lotes e quadras foram afixadas no meio da mata protegida por Lei.
Para a Prefeitura, a intenção dos invasores era colocar em prática o plano de ocupação no período noturno do feriado prolongado, de modo a tentar burlar a fiscalização.
Ainda de acordo com as informações, estima-se que cerca de 100 pessoas participariam da invasão. Depois de denúncias, as equipes monitoraram o local.
Sendo assim, o balanço das ações realizadas entre os dias 12 e 16 de fevereiro aponta ainda outras ocorrências identificadas na área, entre elas, a remoção de 8 barracos improvisados e a detenção de três pessoas em flagrante.
Leia mais
Dia da Consciência Negra tem dois dias de programação gratuita em Praia Grande