VÍDEO – Prefeitura corre para recuperar o prejuízo provocado pelas fortes chuvas em Barretos
A região do Centro foi bastante afetada pela enxurrada
A Prefeitura de Barretos, Interior de São Paulo, corre contra o tempo para recuperar os asfaltos da Avenida 35 e da Rua 20, no Centro da cidade. Ambas foram bastante afetadas pelo temporal dessa sexta-feira (18) e as vias passavam por obras antienchentes. Além dos impactos causados nas vias, uma máquina foi arrastada.
De acordo com a prefeitura, a primeira etapa do projeto estava passando pelo recebimento de um novo asfalto, O projeto, além de remover os buracos, também visava diminuir a ocorrência de enchentes. No entanto com a enxurrada, mais buracos apareceram.
O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) informou que choveu 18 milímetros somente na noite de sexta. Contudo, os ventos chegaram a 70 km/h. A água invadiu comércios e casas, e os moradores registraram os alagamentos em diferentes pontos da cidade. Em um dos pontos, um carro chegou a cair dentro de um buraco aberto depois que o asfalto cedeu.
Em um dos pontos, um carro chegou a cair dentro de um buraco aberto depois que o asfalto cedeu. Os trabalhos tiveram início depois que uma outra enxurrada, que aconteceu em janeiro deste ano, causou a morte de uma idosa.
Veja os vídeos:
Na coletiva dessa sexta-feira (18), o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Raul Paganelli, diz que a região da Avenida 35 é uma das mais afetadas porque o bairro foi fundado sobre um córrego e a captação de água foi subestimada.
“É uma região da cidade que foi construída em cima de um córrego, uma região que não tinha captação de água nenhuma. Existia uma pequena captação de água, mas a bacia é muito grande desse córrego”, diz.
Paganelli afirma que a Prefeitura de Barretos obteve recursos de R$ 5 milhões para investir nas melhorias, mas que o trabalho ainda está sendo feito.
A maioria dos imóveis no local é de residências e muitas delas já apresentam rachaduras por causa do solo abalado. De acordo com Paganelli, a prefeitura monitora as casas, mas que não há risco de desabamentos até o momento.
“As casas não estão comprometidas, não há um risco eminente de caírem, não. Houve algumas trincas, mas internamente nas casas não identificamos nenhum abalamento de estrutura que venha a cair. A qualquer risco, eles [moradores] serão retirados.”
De acordo com a Defesa Civil de Barretos, apesar dos danos, não houve feridos ou desabrigados.
LEIA TAMBÉM