CopaEsporte

O que esperar do Brasil e das demais seleções para a Copa do Mundo do Qatar?

A Rede Noticiaz ouviu um especialista para preparar os torcedores ao maior evento futebolístico

Chegou a hora! A partir deste domingo (20), às 13h (Horário de Brasília) o mundo todo estará de olho no Qatar para mais uma edição da Copa do Mundo. Os donos da casa vão encarar o Equador na abertura. Mas diferente do habitual, quando o Mundial é realizado entre junho e julho, a disputa ocorre no final do ano em razão do clima e certamente iremos prestigiar jogos inesquecíveis e históricos.

Mas afinal, em meio a cortes, desfalques por lesões e convocações, algumas lógicas, mas outras questionáveis, o que esperar desta Copa? Como será que o Brasil vai se apresentar para tentar o hexa? E as demais seleções, especialmente as favoritas como França, Argentina, Alemanha e Espanha, o que podemos aguardar?

A Rede Noticiaz foi atrás de um especialista que está ligado diretamente aos campos. O jornalista e narrador Antônio Marcos, da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira e da NSports explica para a gente o que vamos aguardar desta Copa. Confira abaixo:

1) Geralmente acompanhamos a Copa do Mundo acontecer nos meses de junho e julho. Mas devido ao clima, esta edição vai acontecer em novembro e dezembro. O que vai mudar na parte técnica e física dos atletas?

Não creio que mude a parte física, porque a maioria dos atletas joga na Europa e este é o meio da temporada. Eles estão na melhor forma física e eles vão apresentar um jogo mais rico tecnicamente. Sobre as lesões de alguns atletas, como Mané e Benzema (melhor do mundo) foram fatalidades do esporte e são normais.

2) Esta provavelmente será a última no formato de 32 seleções. Acha que este número é o ideal ou tudo bem aumentar para 48 a partir de 2026? O que vai mudar tecnicamente?

Aumentar o número de seleções não favorece em nada as disputas. O torneio incha, perde o encanto da tradição e as eliminatórias não serão tão difíceis. Há uma chance de gigantes que ficaram de fora, como a Itália, poderem entrar. Contudo medianas e outras equipes que não tem tradição também poderão entrar e isto enfraquece o nível técnico da Copa. Creio que foi um erro.

3) O que esperar desta Copa em relação aos estilos de jogo?

Veremos uma Copa bem técnica e trabalhada pelos técnicos. Nunca vimos um jogo tão tático como é hoje, onde se prega o jogo intenso, onde todos atacam e defendem. Teremos uma Copa intensa, física e acima de tudo bastante tática, onde serão adotados estilos de “xadrez”. Ou seja, bastante tática e sem tanta criatividade e ousadia como foram em edições passadas.

4) Quem você elenca de seleções favoritas a Copa? Explique os fatores que leve cada seleção favorita a brigar pelo título.

Vejo o Brasil como o principal favorito e esta é a seleção mais forte que temos dos últimos anos. Claro que o futebol é o esporte onde o considerado mais fraco pode vencer o mais forte. Temos atletas muito bons convocados, principalmente no ataque e atuando juntos. Neymar está no seu ápice físico e feliz, querendo muito ganhar a Copa do Mundo. Ele está em um grande momento físico e técnico.

5) Na parte técnica, acredita que esta Seleção Brasileira está melhor preparada e mais forte do que nas últimas Copas?

O Brasil está com uma equipe forte e pode brigar de igual para igual com qualquer seleção do mundo. Resta aguardar se o jogo de Tite vai encaixar de forma satisfatória, já quer temos jogadores muito bons. Com a exceção do Gabriel Martinelli, os demais atacantes convocados, não são questionados pela torcida, especialmente Neymar, Vinícius Jr, Rodrygo, Antony, Richarlison e Pedro.

LEIA TAMBÉM

Quem são os favoritos para a Copa do Mundo do Qatar?

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo