O ato de doar sangue é uma prova de amor e fundamental para salvar vidas. Em Santos, a prefeitura promove uma campanha com o objetivo de aumentar os estoques dos bancos de sangue da Cidade. No sábado (19) foi dia de doação voluntária no Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em ação alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro).
Segundo a administração, a iniciativa ocorreu em parceria entre a Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), com integrantes do Insanos Moto Club. “O processo leva por volta de 15 minutos e a picada é semelhante à de um exame de sangue rotineiro. O benefício é muito grande e, por essa razão, é preciso incentivar e estimular a doação constante”, disse a vice-prefeita e titular da Semulher, Renata Bravo.
Renata contou que a importância do simples gesto que pode salvar a vida de até seis pessoas. Ela lembra que há campanhas para atendimento a pacientes cujos nomes são divulgados pelas redes sociais e meios de comunicação, mas que muita gente desconhece que é possível doar a cada três meses.
Parceiro na ação solidária, o grupo Insanos está presente em vários países, há seis anos em Santos. Promove campanhas de doação no Brasil e, nos últimos dois anos, conta com a parceria da Prefeitura.
Endereços
Quem quiser doar sangue pode procurar um dos três hemonúcleos do Município. Além do Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão), as outras opções são os da Santa Casa de Santos (Avenida Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara) e Banco de Sangue de Santos (Rua Dr. Armando de Salles Oliveira, 138, Boqueirão).
LEIA TAMBÉM
Vacina contra a Covid com crianças a partir de 6 meses começa no Guarujá