Saúde

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, a atenção ao corpo deve ser redobrada

Conheça mais sobre os tipos e como se prevenir

Neste domingo (27) uma doença que é uma das mais letais do mundo requer sempre atenção: o câncer. O termo “câncer” abrange diversos tipos de doenças malignas, que têm em comum, o crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos. Instituído no dia 27 de novembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a data é marcada para conscientizar a população sobre as causas, prevenção e diagnóstico precoce com campanhas educativas.

De acordo com o cirurgião de cabeça e pescoço e referência na área, Dr. Rogério Dedivitis, o câncer de cabeça e pescoço envolve 3% dos todos os tipos de cânceres. “Os cânceres na cavidade oral, laringe e orofaringe são os mais comuns nessa região”, frisa. E os dados comprovam: Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre 2020 e 2022 a estimativa é de 685 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço. Dr. Dedivitis enfatiza que: “A OMS (Organização Mundial de Saúde), espera que a cada ano, cerca de 1,5 milhões de novos casos de câncer de cabeça e pescoço no mundo, o que significa 460 mil óbitos”.

Causas e prevenção

E esses dados devem-se principalmente aos riscos comportamentais e alimentares da população: Alto índice de massa corporal, alimentação não balanceada com baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e principalmente o uso de álcool e excesso de tabagismo. “Está comprovado que uma vida saudável está diretamente relacionada com a prevenção primária da doença. Por isso, a importância do diagnóstico precoce e procurar um especialista para avaliação clínica”, exalta Dr. Dedivitis.

“Você sabia que, a cada ano, 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer no mundo? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a maioria dessas pessoas mora em países de baixa e média renda.”

Prevenção: Dr. Rogério Dedivitis explica que as chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço podem ser consideravelmente reduzidas se: “Evitar o consumo de álcool e tabaco em excesso, prezar pela higiene bucal principalmente para evitar o contágio pelo HPV em adolescentes”.

LEIA TAMBÉM

Itatiba promove dia de prevenção ao câncer de próstata

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo