Saiba como descobrir um nódulo na tireoide
Entre os sintomas estão dores na garganta e o inchaço no pescoço
A tireoide é uma glândula responsável por produzir hormônios que regulam diversas funções do organismo, como o sono, memória, raciocínio e batimentos cardíacos. Por conta disso, todo cuidado deve ser redobrado, especialmente para evitar riscos de nódulos, que podem provocar sérias doenças.
De acordo com o médico Dr. Rogério Dedivitis, a tireoide tem uma atuação fundamental para o funcionamento do corpo. Por isso é necessário ter atenção aos sintomas que podem indicar alterações nas glândulas ou surgimento de nódulos no local. Porém, se for pequeno, pode permanecer presente por anos, mas sem ser notado ou sentido. Ou seja, a maioria dos nódulos na tireoide não provoca sintomas.
“A maior parte dos casos é identificado com o exame de toque, sentindo a presença de um ou mais caroços no pescoço. Mas os sintomas mais comuns são: Dor na garganta, inchaço no pescoço, perda de peso sem causa, tremores ou nervosismo e rouquidão ou perda da voz”, frisa.
O que fazer?
Para investigar completamente cada caso, é necessário procurar um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Dr. Dedivitis explica ainda que “em alguns casos, os nódulos benignos também podem necessitar de tratamento. Destes, de 5% a 7% dos casos podem virar um câncer de tireoide. Nesses casos os sintomas são: Nódulo duro com crescimento rápido, paralisia das cordas vocais, dor ao engolir, dificuldade para respirar e casos de câncer de tireoide na família”, destaca.
O risco de um nódulo de tireoide ser câncer é maior em pacientes com idade superior a 60 anos, do sexo masculino e em pacientes que receberam irradiação anterior na região do pescoço como radioterapia para tratamento de outros tumores.
Dr. Rogério Dedivitis explica que “Embora o câncer de tireoide seja mais comum nos homens, nas mulheres são os nódulos de tireoide que prevalecem. Cerca de 5 a 10 mulheres desenvolvem algum distúrbio, sendo que o mais comum é o hipotireoidismo, quando a glândula produz menos hormônios do que o necessário. Na maioria dos casos, o aparecimento do hipotireoidismo tem relação com uma predisposição genética a uma doença autoimune como a Tireoidite de Hashimoto.”
LEIA TAMBÉM
Afastada do Globo Repórter, Gloria Maria faz tratamento contra câncer