Um homem de 37 anos foi preso em flagrante por cometer abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos, dentro de um ônibus, em Santos. Segundo a Polícia Civil a jovem disse que o suspeito estava sentado no banco ao lado e começou a prensa-la contra a janela, antes de se levantar e passar a mão nas nádegas dela.
De acordo com o boletim de ocorrência, a mãe da adolescente disse que ela temia ser assaltava pelo suspeito e guardou o celular. Mas o homem acabou abrindo as pernas para encostar nela. A adolescente alegou que ficou quieta diante da situação. Só que uma passageira, ao perceber a situação, chamou o homem de “nojento”.
Ainda com base no depoimento à polícia, assim que o suspeito desceu no ponto de parada, a passageira que testemunhou a ação questionou a garota sobre o que havia ocorrido, e a jovem começou a chorar, ao mesmo tempo em que afirmou ter sido assediado.
No momento em que a testemunha ouviu a adolescente, ela pediu ao motorista que parasse, os demais passageiros desceram e ficaram ao redor do homem até a chegada da Polícia Militar. A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos, onde o caso foi registrado, informou que a investigação está em sigilo.
Aos policiais, o suspeito teria afirmado que encostou na adolescente pois estava olhando em direção à janela para saber em qual ponto desceria. Ele negou ter passado mão na jovem.
O homem foi conduzido pelos policias militares à DDM da cidade, onde o caso foi registrado como como importunação sexual, que prevê pena de um a cinco anos de prisão.
Resposta da Piracicabana
Em nota, a Viação Piracicabana informou que, por volta das 16h de sexta-feira (9), o ônibus 4808 da linha 139 teve a viagem interrompida na Avenida Ana Costa, após passageiros terem informado ao condutor que uma adolescente tinha sido abusada.
“Mediante ao fato, o motorista parou o carro, e ambos [ele e os passageiros] ligaram para o 190 [PM]. Uma viatura da Polícia Militar compareceu ao local e conduziu os envolvidos para a Delegacia, liberando o ônibus para seguir a linha normalmente”, disse a empresa, em nota.
A Viação Piracicabana ressaltou, ainda, que tem investido em campanhas destinadas à população que circula no transporte coletivo municipal com o objetivo de conscientizar e erradicar todo tipo de violência contra as mulheres. “A conscientização é fundamental para que casos como esse não ocorram e para garantir um meio de transporte seguro para todos”.
LEIA TAMBÉM
Duas pessoas ficam feridas após decoração de shopping de Praia Grande cair