SantosTurismo

Santos deve ter mais de 2,2 milhões de turistas na temporada de verão

Números devem superar os índices dos últimos anos

O verão começa oficialmente na próxima quarta-feira (21) e Santos deve ter uma das temporadas mais badaladas e movimentadas dos últimos tempos. A tendência é que mais de 2,2 milhões de turistas venham à cidade conferindo os pontos turísticos, shows, atrações e claro, as praias.

De acordo com a administração dados da Ecovias concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, apontou que na última temporada, 736 mil veículos vieram à Santos, totalizando 2,2 milhões de turistas. Mas a tendência é que este número seja superado neste verão, especialmente com a normalização da vida após a fase mais rígida da pandemia da Covid-19 e do alto número de pessoas vacinadas.

E a expectativa de aumento de turistas vem ao longo deste ano. Um exemplo foi em novembro deste ano, quando a média de ocupação dos hotéis da Cidade ficou em 62%, maior taxa desde 2015, com o feriado da Proclamação da República sendo o mais movimentado, com 78%, de acordo com dados coletados pela Seção de Pesquisa Turística, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).

Ainda segundo a prefeitura, a expectativa para o setor em 2023 é de crescimento de 53,6% em comparação com este ano, conforme a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o Sebrae mostram que no primeiro semestre do ano que vem, o segmento deve alcançar o nível de faturamento pré-pandemia.

Com os altos preços das passagens aéreas e de moedas estrangeiras, como dólar e euro, o turismo interno naturalmente se fortalece e os visitantes optam por destinos mais próximos de suas residências. Santos está entre uma e três horas de distância, com uma rede de boas estradas, de grandes centros populacionais como as regiões da Grande São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Sorocaba etc.

Além disso, a temporada de cruzeiros 2022/2023 será a maior em movimentação nos últimos 10 anos, com a expectativa de que o terminal marítimo Giusfredo Santini receba até 561 mil turistas em 142 escalas de 16 navios. Entre as embarcações de cabotagem (que navegam somente pela costa brasileira), são 68 escalas com previsão de aproximadamente 40 mil turistas em trânsito. Já nas 15 escalas de longo curso, a previsão é de 10,1 mil estrangeiros que podem conhecer as atrações da cidade.

Rede Hoteleira otimista

Santos conta com excelente infraestrutura turística e uma ampla rede hoteleira de qualidade, inclusive com bandeiras internacionais. Atualmente, são mais de 4,4 mil leitos em 2,2 mil quartos em 22 estabelecimentos de hospedagem.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Heitor Gonzalez, projeta um índice de ocupação de 85% nos estabelecimentos da região durante o verão. “Nossa expectativa é muito positiva. Os últimos feriados e finais de semana de sol têm mostrado isso”.

Para o Natal, a entidade identificou que a rede hoteleira da região já soma 70% de leitos reservados e 75% para o Réveillon. Para atrair mais turistas, a cidade tem realizado uma série de ações para divulgar a Cidade e atrair mais visitantes.

O Centro Histórico, por exemplo, tem sido palco de uma série de grandes eventos: os festivais Santos Café, do Imigrante, Primavera e Natal Criativo, Santos Criativa Festival Geek, entre outros. Além disso, a Seectur ainda criou neste ano a Rota da Cerveja Artesanal e tem estimulado roteiros de base comunitária ambos operados pela iniciativa privada, para ampliar a gama de opções de passeios que a Cidade já oferece.

Com o objetivo de colocar a Cidade no radar dos turistas e agentes de viagens, a Seectur, em parceria com o Santos Convention & Visitors Bureau, participou neste ano de seis grandes feiras de turismo e negócios divulgando os atrativos, a economia criativa, os eventos e a infraestrutura local. Também foram realizadas famtours (apresentação de um produto turístico a membros do trade) e press trips com influenciadores digitais e jornalistas especializados a fim de divulgar Santos na imprensa e mídias sociais.

“A inclusão dos conceitos da economia criativa mostra cada vez mais que é o caminho para desenvolver o turismo na nossa Cidade, prova disso é o sucesso das nossas feiras de artesanato e dos eventos do Centro Histórico”, declarou Selley Storino, titular da Seectur, lembrando que a Cidade foi divulgada mundialmente ao receber, em julho deste ano, a 14ª Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco. “Santos possui muitas atrações, como as praias, a riqueza histórica do Centro, o Aquário, Orquidário, bonde, Museu Pelé e tantos outros. Trabalhamos incansavelmente para receber bem os turistas em todos estes pontos e temos certeza que a temporada de verão será inesquecível”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Santos vai promover o Réveillon 2023 com direito a tributo para Tim Maia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo