Esporte

Retrospectiva 2022: Relembre os principais acontecimentos esportivos

Os desafios no futebol, aposentadoria e medalhas para atletas nos mundiais foram destaques no esporte 2022

Alegria para uns, tristeza para outros, relembre os principais acontecimentos no mundo do esporte. Entre o futebol, na final dos campeonatos, Paulista, Brasileirão e Mundial, os clubes levantaram a suas taças, diferente da frustrante Copa do Mundo no Catar para os torcedores brasileiros.

No entanto, atletas e equipes de 15 modalidades ficaram entre o quarto e o oitavo lugares em Mundiais e competições de ciclo olímpico.

Confira os principais acontecimentos esportivos no ano de 2022 

O ano do Futebol

O Flamengo conquistou a terceira Copa Libertadores da América ao derrotar o Atlético Paranaense por 1 a 0, com o gol dele, Gabigol, também foi destaque neste ano.

Feliz mesmo são os torcedores Palmeirenses, o Verdão goleou o São Paulo por 4 a 0 e conquistou sagrou-se campeão paulista de 2022. Além disso, o time se consagrou campeão Brasileiro na 35° rodada, enfrentou o América-MG, no Allianz Parque, em São Paulo.

Ainda no mundo onde a bola rola no patete verde, Neymar, conquistou uma vitória fora de campo. O camisa 10 foi parar no banco dos réus com a polêmica envolvendo a transferência do Santos para Barcelona em 2013.

Com a acusação de corrupção empresarial, o ministério público pedia para Neymar a condenação de 2 anos de prisão e o pagamento de uma multa de 10 milhões de euros. Porém, a promotoria chegou ao consenso que as alegações não se baseavam em provas.

De olho nas Olímpias de Paris

Em 2022, modalidades como canoagem slalom, ginástica rítmica, saltos ornamentais, taekwondo, tiro com arco e vôlei de praia chegaram muito próximas do pódio em seus respectivos mundiais.

Aposentadoria

No tênis, enquanto Rafael Nadal o atleta conquistou seu 10° título em Roland Garros, encerrando a temporada como um dos maiores atletas nessa modalidade com 22 troféus.

Por outro lado, Roger Federer anunciou que setembro, seria seu último evento oficial. O tenista suíço lembrou das lesões que sofreu nos últimos três anos e admitiu que seu corpo, aos 41 anos, não é mais capaz de competir no nível que ele gostaria.

Violência

Ao menos 174 pessoas morreram depois que torcedores enfurecidos invadiram o gramado após um jogo de futebol em Malang, Indonésia, em outubro.

Ano triste para o Basquete

Bill Russell, maior campeão da história da NBA que morreu neste domingo aos 88 anos, foi sem dúvida um dos maiores jogadores da história da maior liga de basquete do mundo. Fora das quadras, ele foi uma das lideranças na NBA na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Outro grande jogador dono de três títulos da NBA, Paul Silas faleceu aos 79 anos, faleceu em dezembro.

Cidadão brasileiro

No Brasil disputando o Grande Prêmio de Interlagos, o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, recebeu o título de cidadão honorário brasileiro.

A homenagem foi sugerida em novembro de 2021 após o piloto fazer uma homenagem ao país e a Ayrton Senna quando deu uma volta no GP de Interlagos carregando a bandeira brasileira.

A lenda do vôlei

 Isabel Salgado, morreu aos 62 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Recentemente, a ex-jogadora de vôlei havia sido nomeada no grupo de transição do Ministério do Esporte para o governo Lula.

Atleta carioca foi pioneira quando se tornou a primeira mulher a jogar profissionalmente no exterior, algo inédito naquela época em que o vôlei começava a se profissionalizar no Brasil.

Baile de Favela

Em ritmo de Funk, Rebeca Andrade pela primeira vez, o Brasil leva a medalha de ouro do individual geral feminino no Campeonato Mundial de Ginástica Artística.

O feito foi conquistado em novembro de 2022, em Liverpool, na Grã-Bretanha.

Copa do Mundo

Por fim, a Copa do Mundo no Catar foi um evento marcado por protestos dentro e fora de campo. Além disso, foi a copa dos azarões, como a seleção do Marrocos conquistando o 4° lugar.

Já o Brasil, se despediu nas quartas de finais pela Croácia.

Os hermanos, fizeram uma partida digna de uma final mundial, vencendo a França nos pênaltis e levantando a taça.

VEJA TAMBÉM: Gol de voleio de Richarlison é eleito o mais bonito da Copa do Catar

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo