Começou na segunda-feira (2), o funeral do Papa Emérito Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Autoridades da Itália, da Europa e de outras nações são aguardadas, além do público e fieis do catolicismo são aguardadas. Milhares de pessoas fazem fila para prestar suas homenagens.
As portas da basílica foram abertas para que o público pudesse prestar homenagem ao falecido pontífice, que chocou o mundo em 2013 ao se aposentar do papado. Esta foi a primeira renúncia em 600 anos.
O frágil Bento XVI, de 95 anos, morreu no sábado (31) de manhã no mosteiro do Vaticano, onde vivia desde sua aposentadoria em 2013, quando se tornou o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos.
Autoridades de segurança esperavam que pelo menos 25.000 pessoas passassem pelo corpo no primeiro dia de exibição.
O público poderá ver o corpo na Basílica de São Pedro das 9h às 19h (hora local) nos dias 2, 3 e 4. Já o funeral acontece na quinta, na Praça de São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia terá início às 9h30 (hora local) e será presidida pelo Papa Francisco.
O presidente húngaro, Viktor Orbán, foi até o Vaticano no início desta terça-feira (3) para prestar homenagem ao Papa emérito Bento XVI. Orbán é conhecido como um defensor do catolicismo conservador, assim como foi Bento XVI.
Pelas redes sociais, muitos líderes mundiais prestaram homenagem a Bento como um teólogo renomado e alguns se lembraram de ter conhecido pessoalmente o papa. No entanto, apenas os líderes da Itália e da Alemanha foram convidados formalmente para a despedida. Mas representantes dos outros países ou organizações podem participar de forma privada.
LEIA TAMBÉM
Morre aos 95 anos o Papa Bento XVI