Mundo

Trump viraliza ao se autodenominar “presidente interino” da Venezuela

Post provocativo em rede social após operação dos EUA que deteve Maduro repercute globalmente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite deste domingo (11) uma imagem em sua rede social em que aparece listado como “presidente interino da Venezuela” desde janeiro de 2026, em um formato que reproduz o estilo de uma página da Wikipedia.

A publicação surge em meio a uma crise diplomática envolvendo os dois países, intensificada após uma operação militar promovida pelos Estados Unidos na Venezuela em 3 de janeiro, na qual o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados e levados para fora do país, segundo anúncio feito por Trump nas redes sociais.


Apesar da imagem e das declarações do presidente norte-americano, não há reconhecimento oficial, para que Trump seja considerado chefe de Estado da Venezuela por qualquer governo, organismo internacional ou norma jurídica reconhecida. A divulgação tem sido interpretada por analistas como uma ação simbólica ou propagandística que intensifica a controvérsia sobre a intervenção dos EUA no país vizinho.

No próprio contexto da crise, as autoridades venezuelanas nomearam Delcy Rodríguez como presidente interina do país, após a saída de Maduro do poder, e afirmam manter soberania sobre suas instituições.

LEIA MAIS

Operação no São Camilo tira R$ 1 milhão do tráfico em Jundiaí

Colisão na SP-354 termina em morte na madrugada em Jarinu

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo