PolíciaSão Vicente

Mais de 230 presos não retornaram ao sistema penitenciário no Litoral

O retorno dos presos beneficiados com a "saidinha de Natal" deveria ocorrer no dia 3 de janeiro

As festas de fim de ano terminaram, mas todos os presos que receberam o benefício da “saidinha de Natal” ainda não retornaram às penitenciárias na Baixada Santista e Vale do Ribeira. De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo, 239 detentos não retornaram às unidades prisionais após a saída temporária, concedida de 23 de dezembro a 3 de janeiro.

Segundo a SAP, 3.753 detentos receberam autorização do Poder Judiciário para a saída temporária. O número é diferente do informado em dezembro – a pasta divulgou que 3.887 presos seriam beneficiados. Em nota, a SAP disse que o número apresentado em dezembro se tratava de uma previsão de saída temporária, e que o número real só é efetivamente conhecido após a finalização do processo e a saída dos detentos.

Ainda segundo a pasta, existem decisões judiciais que podem suspender o benefício e outras que podem concedê-lo a presos que anteriormente não tinham conseguido.

As regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira contam com seis unidades penitenciárias. Destas, três ficam em São Vicente, uma Praia Grande, uma em Registro e outra em Mongaguá. As saídas temporárias estão previstas na Lei de Execução Penal e têm datas reguladas no Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Página no Instagram ajuda a identificar participantes de atos terroristas em Brasília

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo