Atenção pais e responsáveis de crianças de 3 e 4 anos, que iriam levar para receber a vacina contra a Covid-19 em Santos. A prefeitura informa que vai suspender a imunização a este público a partir desta terça-feira (10). De acordo com a administração, o motivo da paralisação se deve à falta do imunizante Pfizer Pediátrica, único autorizado para a faixa etária pelo Governo do Estado de São Paulo.
Além desta ausência, o município diz também que os estoques de AstraZeneca e Janssen também estão zerados na cidade. Ainda restam algumas unidades da vacina CoronaVac, mas o estoque é baixo. Apenas as vacinas Pfizer adulto e Pfizer Baby possuem estoque normalizado.
A Prefeitura de Santos esclarece que não recebe novas remessas de Pfizer Pediátrica, CoronaVac e AstraZeneca há cinco semanas. Por isso, a Secretaria de Saúde da cidade remaneja as doses pelas unidades de vacinação para evitar que os estoques sejam zerados.
A administração municipal ressalta que o Ministério da Saúde divulgou nessa sexta-feira (6) estar renegociando prazos de entrega e distribuição da vacina Pfizer pediátrica e que a expectativa é de que a situação seja normalizada até o final de janeiro.
Enquanto não houver estoque suficiente dos imunizantes, a vacinação será suspensa em Santos. Por hora, crianças de 3 e 4 anos não poderão ser vacinadas.
Vacinação contra Covid-19 em Santos
A vacinação contra a Covid-19 em Santos é realizada das 8h às 16h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h30 aos finais de semana. As unidades de vacinação são divulgadas às sextas-feiras no site da prefeitura.
A campanha da Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades segue a mesma programação da vacina contra a BCG, devido à quantidade limitada de doses. Para ter acesso à vacinação, é necessário apresentar comprovante de residência em Santos, CPF e documento com foto.
LEIA TAMBÉM
Mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti é realizado em Santos