ObrasSão VicenteSaúde

São Vicente anuncia construção de Complexo Materno Infantil

Unidade estará localizada no Parque Bitaru e promete melhorar a saúde humanizada

No domingo (22), São Vicente celebrou o aniversário de 491 anos de existência e diversos anúncios de obras e investimentos foram anunciados. Entre eles, um projeto que promete melhorar a saúde, especialmente para bebês e crianças pequenas. Foi anunciada a construção do Complexo Materno Infantil.

O anúncio foi feito durante o evento ‘Avenida da Família’, no sábado (21) e série de atrações especiais que contou com atividades esportivas, oficinas, presença de super-heróis e muita diversão, das 9h às 13h. A Pedra Fundamental foi descerrada por volta das 11h30.

De acordo com a prefeitura, a obra está estimada em R$ 56 milhões e ela será custeada inteiramente pela Fundação Lusíada, vencedora do processo licitatório. Como contrapartida, a unidade será oferecida como campo de estágio aos alunos da instituição. A construção da nova unidade deve ser concluída em até 18 meses.

Situado na Avenida Capitão Mor-Aguiar, 631, Parque Bitaru, o Complexo Materno Infantil terá cinco andares e mais de 7 mil metros quadrados, e contará com mais de 90 leitos.

“É um presente para os mais de 370 mil vicentinos que aqui habitam. Assumimos em meio à pandemia, com setores sucateados e serviços paralisados. Após meses de estudo e negociações, temos orgulho em afirmar que esse projeto sairá do papel e, com o apoio da Fundação Lusíada, sem nenhum custo ao Município. Não resolvemos todos os problemas da noite para o dia, mas com muita dedicação esse projeto sai do papel e o Complexo Materno Infantil municipal passa a se tornar realidade em São Vicente. Para que as novas gerações de vicentinos possam nascer aqui na nossa terra com conforto, carinho e segurança, assim como as mamães, que não precisarão mais sair de São Vicente para terem seus bebês”, ressalta o prefeito Kayo Amado (Podemos).

Esperança

A secretária de Saúde, Michelle Santos, salientou que este é mais um passo fundamental para a reestruturação no sistema de saúde da Cidade.

“Assim que assumimos, realizamos análises minuciosas de toda a rede, traçando um verdadeiro raio-x da Saúde no Município. Com os problemas detectados, diversas ações foram colocadas em prática, a começar pelo equilíbrio das contas. Já entregamos a primeira fase do Hospital do Vicentino e, agora, avançamos mais alguns degraus com essa novidade. Um marco histórico. Vamos juntos fazer uma nova história na saúde da mulher e da criança no município”.

Nascido em São Vicente, o presidente da Fundação Lusíada, também não escondeu a emoção em reafirmar essa parceria entre a Prefeitura e a instituição. “Nossa finalidade é fazer o bem. Com essa maternidade, certamente reduziremos a mortalidade infantil, oferecendo conforto e estrutura às mamães. Esse é o maior presente de aniversário que podemos dar a São Vicente”.

Programa Nova Saúde São Vicente

A construção do novo Complexo simboliza mais um avanço do Programa Nova Saúde São Vicente, que visa reestruturar o atendimento público da saúde municipal.

A população pôde começar a vivenciar essa mudança de cenário com a entrega da primeira fase do Hospital do Vicentino, realizada em junho de 2022. Para a unidade foram transferidos os pacientes em ala de internação que estavam no Crei, assim como a realização de cirurgias. O Crei atualmente atende apenas casos de urgência e emergência, até ser demolido, outro projeto que está prestes a se tornar realidade.

No lugar do Crei será construída uma nova Unidade de Pronto Atendimento Central. Enquanto isso, de forma temporária, os casos de urgência e emergência serão atendidos no Centro Martim Afonso, na Linha Amarela.

O PS do Rio Branco, que também será inaugurado neste mês, significa outro avanço dentro do Programa, levando para a Área Continental um equipamento novo, e que contará com especialidades como pediatria e ortopedia pela primeira vez naquela região.

LEIA TAMBÉM

Ultrassom vira alternativa para o diagnóstico do câncer de pele

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo