CubatãoPolícia

Policial e guarda municipal são executados em comunidade de Cubatão

Eles faziam a escolta da carga de um trem e o policial chegou a pedir ajuda

Um policial militar aposentado e um guarda civil foram executados após serem baleados na Vila Esperança, em Cubatão. Os dois, junto com um agente penitenciário estavam trabalhando na segurança da carga transportada por um trem, já que os casos se saques às cargas transportaram se tornaram constantes na região. O agente chegou a ficar ferido, mas foi hospitalizado e sobreviveu.

Durante o ataque, o policial aposentado pediu ajuda e um áudio reproduziu o que ele dizia.

“Vários indivíduos aqui atirando contra a equipe ein. Apoio, apoio, apoio”.

 

Além da dupla morta, um policial penal que também fazia a proteção da carga foi atingido por um tiro no pé e socorrido ao Pronto-Socorro Central de Cubatão.

O crime

O caso aconteceu na noite de quarta-feira (25), no fim do expediente de muitos trabalhadores. Um dos registros, inclusive, foi feito dentro de um ônibus e mostra rapidamente pessoas se abaixando assustadas.

Nos últimos tempo, cenas de criminosos saqueando vagões de trens na comunidade Vila Esperança se tornaram frequentes. Neste último caso onde o PM aposentado e o GCM. foram mortos, um dos suspeitos foi flagrado caindo ao pular para tentar se agarrar a uma composição e, por pouco, não foi atropelado.

Respostas

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), informou, em nota, que a PM foi acionada para atender uma ocorrência de furto de grãos e combustíveis na Avenida Principal, na Vila Esperança.

De acordo com a SSP-SP, um agente penitenciário foi encontrado ferido por arma de fogo e foi socorrido ao Pronto-Socorro. A ocorrência foi registrada no 1º DP.

A Rumo, concessionária que administra a linha férrea, afirmou ter sofrido uma tentativa de furto de carga e que “dois agentes da empresa de monitoramento de risco em atendimento à ação marginal de vandalismo, foram alvejados e vieram à óbito”.

A empresa lamentou profundamente as vidas perdidas e reforçou que vem sofrendo diversos ataques na região da Baixada Santista. “A concessionária intensificou as conversas com a Secretaria de Segurança Pública, Comando Gerais da PM e PC [Polícia Civil] e demais autoridades para que providências sejam tomadas”.

A Rumo disse ainda que registra todas as ocorrências de vandalismo para auxiliar nas investigações sobre a rede criminosa. “Essas ações não afetam só a Rumo, mas a economia do País, o fluxo de escoamento da produção no Porto de Santos e o mais grave: a segurança da comunidade do entorno da nossa operação”.

A Prefeitura de Cubatão disse, em nota, que a GCM não atendeu a ocorrência na Vila Esperança, mas as Polícias Civil e Militar. “A direção do Pronto-Socorro Central informa que um homem de 42 anos deu entrada no local com ferimento de arma de fogo no pé direito. Ele realiza exames de imagem, está consciente e passando por avaliação médica. Ele seria um dos vigilantes da empresa ferroviária”.

Em nota, a SAP disse ter sido informada de que um policial penal que trabalha em unidade prisional de São Vicente foi socorrido após troca de tiros em Cubatão. Assim como a prefeitura, a SAP destacou que ele foi encaminhado ao PS com ferimentos no pé, mas passa bem. “As circunstâncias do fato estão sendo apuradas. No momento, a pasta colabora com as investigações da polícia”.

LEIA TAMBÉM

Carga de açúcar é deixada no chão após vândalos passarem por Linha Férrea

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo