PolíciaSantosTecnologia

Jornalistas são vítimas de perfis falsos com links de conteúdo adulto

Casos foram registrados na Polícia Civil

Nos últimos dias, jornalistas do Litoral de São Paulo se tornaram alvo dos hackers. Perfis falsos com as imagens das profissionais foram criados e nas descrições, links de conteúdo adulto são disponibilizados. Ambas as ocorrências foram registradas na Polícia Civil.

Na sexta-feira (3), pelo menos sete jornalistas foram alvos dos perfis falsos. De acordo com as profissionais, que não quiseram se identificar, as contas foram montadas com fotos das profissionais expostas em meio à imagens pornográficas de outras pessoas, que tiveram o rosto borrado. As páginas também tinham links para o site OnlyFans, onde conteúdo adulto é comercializado.

Elas fizeram pedidos para que os seguidores das contas verdadeiras delas denunciassem e não seguissem. Os perfis ‘fakes’ havia sido excluído após denúncias de outros usuários da plataforma. Contudo, o responsável, ainda não foi identificado.

Nesta segunda-feira (6), mais uma jornalista foi alvo do perfil falso. A jornalista Christina Volpe conversou com a Rede Notíciaz, dizendo sobre o caso. “Um amigo meu viu o suposto perfil, pedindo para seguir e tinha a imagem com o link de conteúdo adulto. Pedi para que ele denunciasse e eu fiz um boletim de ocorrência”, explica.

O que fazer?

A Polícia Civil orienta que além do boletim de ocorrência que as vítimas devem fazer, é também alertar as pessoas para não seguir a determinada conta e também fazer a denúncia até que o perfil caia.

Especialistas em crimes virtuais reforçam que a criação de um perfil falso nas redes sociais é classificado como o crime de falsa identidade, que tem pena de três meses a um ano de prisão ou multa.

A dica é que a pessoa mantenha o perfil privado nas redes sociais, onde somente os contatos aceitos podem ver o seu material, fotos e informações. Os que não estão entre eles precisam, primeiro, pedir a sua aprovação. Se deixar o perfil público, todos podem ter acesso às suas informações.

LEIA TAMBÉM

Anatel quer solução definitiva para acabar com marketing abusivo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo