Mundo

Passam de 5 mil o número de mortos no terremoto na Turquia e Síria

Tremor que durou pouco mais de um minuto teve um alcance de um raio de 250 Km

Mais de 5 mil pessoas morreram em razão do terremoto que afetou a Turquia e a Síria na segunda-feira (6). Os dados foram atualizados pelos governos dos dois países e ainda há mais de 10 mil pessoas feridas e outras milhares que estão desaparecidas. As operações continuam, mas além dos escombros, as autoridades policiais e equipes de resgate tem um outro obstáculo nesta terça-feira (7): o frio.

De acordo como vice-presidente da Turquia turco Fuat Oktay, o número de mortos nos terremotos no sudeste da Turquia aumentou para 3.419, elevando o total, incluindo os mortos na Síria, para mais de 5.000. Já na Síria, foram 1.612 mortos, segundo levantamento do governo e da ONU.

Ainda segundo Oktay, as condições climáticas severas dificultaram o envio de ajuda às regiões afetadas e a realização de resgates. Ele disse que apenas veículos de resgate e ajuda estão autorizados a entrar ou sair de Hatay, Kahramanmaras e Adiyaman, três das províncias mais afetadas.

As operações de resgate estão se concentrando nessas três províncias e em Malatya, acrescentou Oktay. Para piorar, um novo terremoto, agora de magnitude 5,6, atingiu o centro da Turquia nesta terça-feira (7), informou o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC). O tremor foi registrado a 2 km de profundidade.

Ajuda humanitária

Mais de 45 países, além de organismos internacionais como a própria OMS, enviaram ajuda humanitária ou equipes de resgate para ajudar na busca por sobreviventes na Turquia e na Síria.

LEIA TAMBÉM

Mais de 3 mil pessoas morreram em Terremoto na Turquia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo