SantosTransportes

Elevador da passarela da travessia de barcas Santos/Guarujá fica 48 horas sem funcionar

Problema ocorreu desde a quinta-feira (9)

O que seria uma solução, principalmente para gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção virou pesadelo. Desde que a nova passarela de acesso para a travessia de barcas entre Santos e Guarujá foi inaugurada, o que sobram são reclamações dos usuários. A última foi neste final de semana, com o elevador que ficou sem funcionar por 48 horas.

Segundo os passageiros, desde a quinta-feira (9) o equipamento sofreu mais um problema em razão da queda de energia e só voltou a funcionar no sábado (11). Por conta da queda de energia, nove pessoas ficaram meia hora presas no elevador.

Para denunciar o problema, os usuários divulgaram fotos e vídeos colocados nas redes sociais, mostrando o desafio que as pessoas precisam ter, em razão da ausência do elevador. Pais que transportam bebês no carrinho tem que carregar na mão e subir a escadaria.

Resposta

A Santos Port Authority (SPA) informou, por meio de nota, que acompanha as reclamações e os problemas que ocorrem nos elevadores da nova passarela. Soluções junto com a Rumo e a Prefeitura de santos estão sendo buscadas.

Já a Rumo emitiu uma nota sobre as medidas que serão tomadas.

Leia na íntegra:

“A concessionária realizou uma vistoria técnica com o intuito de verificar os problemas apontados e informa que não existe qualquer risco na utilização das escadas, apesar da ocorrência de rachaduras superficiais em algumas placas de granito, dado que estas não possuem função estrutural.

Entretanto, pata atender às reclamações quanto ao desconforto das mulheres pelas ocorrências de pessoas mal intencionadas que se posicionam embaixo da escada, a empresa afirma que apresentou projeto para o fechamento dos vãos e aguarda a aprovação das entidades responsáveis para a contratação da obra, que tem prazo previsto de execução de 60 dias, a partir da aprovação.

Quanto às canaletas para o transporte das bicicletas (a Rumo) informa que o projeto foi executado em conformidade com as normas brasileiras vigentes, mas que está avaliando tecnicamente alternativas para contornar o problema causado por usuários que possuem adaptações para transporte de carga nas bicicletas.

A respeito dos elevadores, esclarece que seu uso incorreto tem causado falhas na operação. No entanto, considerando as reclamações da população, serão instalados sensores que indicam excesso de carga e blindagem para proteção do equipamento contra a água das chuvas.

A concessionária reafirma a importância do legado para a segurança dos usuários trazido pela inauguração da passarela, na medida em que eliminou a necessidade de travessia em nível no local que possui intenso tráfego de veículos pesados e apresenta histórico de graves acidentes, como atropelamentos com vítimas fatais.”

LEIA TAMBÉM

Passageiros da travessia de barcas entre Santos e Guarujá ficam presos em elevador

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo