Procon Guarujá resolve cerca de 70% das reclamações registradas
No ano passado, órgão municipal realizou mais de 3.700 atendimentos; as três principais queixas são: assuntos financeiros; produtos com defeito ou falta de assistência técnica; e, por fim, transtornos com serviços públicos como água e energia


As relações de consumo fazem parte da vida de todo cidadão. Seja na hora de comprar um produto, trocá-lo ou até mesmo contratar um serviço. E o Procon Guarujá exerce um papel fundamental no amparo ao consumidor, no sentido de garantir os seus direitos. Neste dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, o órgão municipal celebra a data com 68% de resolutividade de reclamações registradas no ano passado. Ao todo, o Procon da Cidade realizou 3.751 atendimentos.
Desse total, 2.521 correspondem às reclamações registradas envolvendo assuntos como alimentos, assuntos financeiros, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados. Já 1.022 se referem às audiências conciliatórias. Além disso, outras 208 ações de fiscalização foram desencadeadas. São elas as operações como: Volta às Aulas, Festa Junina, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais, Ceia de Natal, Black Friday e Operação Verão.
Neste montante, problemas envolvendo assuntos financeiros – a exemplo de cobranças indevidas ou cancelamento de empréstimos – figuram como a principal queixa por parte dos consumidores, feita ao longo de 2022.
Na sequência, estão os transtornos com produtos, quando o item tem garantia, mas que apresenta defeito ou ainda a falta de assistência técnica. A terceira colocação do ranking de reclamações no Procon é das queixas com serviços essenciais, que englobam por exemplo água ou energia.
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