

Após uma série de problemas acumulados pela nova passarela que dá acesso à travessia de barcas entre Santos e Guarujá, a Santos Port Authority (SPA) reabriu provisoriamente, nesta terça-feira (14), a faixa de pedestres. A medida foi tomada dois meses depois da inauguração da passarela que leva às barcas. Os principais envolvem a falta de acessibilidade e também problemas nos elevadores.
De acordo com a autoridade portuária, a liberação da faixa de pedestres, que conta com um semáforo, acontece para que a SPA consiga fazer manutenções na passarela. O intuito desses reparos é tornar o acesso mais seguro aos usuários.
A circulação de pedestres por meio da passarela será mantida, porém, paralisações programadas serão feitas nos elevadores. As manutenções no equipamento servem para que ele seja aprimorado e funcione sem interrupções, mesmo em situações de falta de energia. Após esses reparos, conforme a SPA, os equipamentos passarão por um período de testes e ajustes.
Somente depois disso, a passarela voltará a ser plenamente utilizada e a faixa de pedestres (passagem de nível) será definitivamente fechada. Ainda conforme a autoridade portuária, serão realizadas campanhas com instruções para reforçar o uso correto dos equipamentos.
Onda de reclamações
No dia 16 de janeiro deste ano, a passarela foi inaugurada e apontada como a forma mais segura do pedestre fazer a travessia, sem que corra risco de atropelamentos por veículos e pelos trens. Mas há dois meses sobram reclamações dos passageiros.
Usuários das barcas dizem que há falta de acessibilidade, principalmente, para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, com dificuldade de locomoção e cadeirantes. Quando os elevadores estão desativados, os pedestres são obrigados a subir e descer a longa escadaria do acesso.
Além disso, os mesmos elevadores já apresentaram problemas durante o funcionamento, deixando inclusive pessoas presas dentro do equipamento. Na última vez em que o acidente ocorreu, a Santos Port Authority informou que o problema foi devido a uma queda de energia.
LEIA TAMBÉM
Elevador da passarela da travessia de barcas Santos/Guarujá fica 48 horas sem funcionar