Samu de Santos e Bombeiros firmam parceria para atender moradores da Ilha Diana
Administrativamente atrelada à Área Continental da Cidade, a comunidade de caraterísticas caiçaras e cerca de 250 habitantes fica na foz do Rio Diana e do Canal de Bertioga
Uma parceria firmada entre o Samu de Santos e o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR) permitirá o atendimento aos moradores da Ilha Diana.
De acordo com as informações, o bairro de Santos está localizado em uma porção de terra onde é possível acessar apenas por transporte aquaviário.
A comunidade de caraterísticas caiçaras e cerca de 250 habitantes fica na foz do Rio Diana e do Canal de Bertioga.
Ainda de acordo com as informações, antiga reivindicação dos moradores, que se mobilizavam com meios próprios quando necessário, a parceria prevê o uso das embarcações do GBMar no atendimento aos casos em que a remoção para unidades de pronto atendimento é necessária.
Paralelamente a esta parceria, o Samu promoveu curso de primeiros socorros aos moradores da Ilha Diana, com o objetivo de mostrar quais as condutas a serem adotadas no serviço de urgência quanto aos procedimentos que podem ser realizados com a vítima enquanto espera a equipe de socorro.
Samu
Sendo assim, o Samu recebe os chamados via telefone 192 e o médico regulador faz a triagem do atendimento. O deslocamento para o local da ocorrência é realizado em embarcação do GBMar.
A depender da situação, uma equipe do Samu, com médico, pode ir ao local ou a equipe do GBMar pode realizar o primeiro atendimento diretamente.
Leia mais
Projeto inovador para o Ensino Médio é implantado em escola de Santos