Praia GrandeSaúde

Covid: Praia Grande começa a aplicar a vacina bivalente em gestantes e puérperas

As 30 Unidades de Saúde da Família estão aplicando o imunizante

Chegou a vez das gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), receberem a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 em Praia Grande. Todas as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) estarão aplicando a vacina sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Já aos sábados, domingos e feriados, a vacinação ocorre no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas), que fica na Rua Thomé de Souza, 1.313, no bairro Aviação.

De acordo com a prefeitura, para ter acesso à vacina bivalente, a pessoa deverá ter concluído pelo menos o esquema primário composto por duas doses, conforme orientações do Ministério da Saúde. Além disso, para receber o imunizante, a última dose da vacina contra a Covid-19 (independentemente de ser esquema primário ou reforço) deverá ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.

Os interessados em se vacinarem deverão apresentar documento oficial com foto; CPF; comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) no caso das grávidas e, no caso das puérperas, apresentar declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto; comprovante de vacinação com todas as doses aplicadas e comprovante de residência.

Demais públicos

A aplicação da vacina bivalente continua para as pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos a partir de 12 anos. Além disso, o município segue disponibilizando as primeiras doses do esquema primário contra a Covid-19 para as crianças de seis meses a 11 anos.

Já a aplicação da vacina monovalente de reforço também permanece disponível para a população acima de cinco anos. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou do responsável no ato da vacinação.

Confira as faixas etárias
  • 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos
  • 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos
  • 1º reforço para pessoas acima de 5 anos
  • 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e ainda adolescentes imunossuprimidos entre 12 e 17 anos
  • 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos
  • Vacina bivalente: gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos, indígenas, pessoas atendidas em instituições de longa permanência e pelo Consultório na Rua, pacientes da Nefro-PG e acamados cadastrados nas Usafas.

LEIA TAMBÉM

Santos começa a aplicar vacina bivalente contra a Covid-19 em gestantes e puérperas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo