CubatãoCultura

Cia de Dança de Cubatão é a primeira da Baixada Santista a ser selecionada para o Festival de Joinville

Equipe estará na "Mostra Estímulo" do festival que completa 40 anos em 2023

A Cia de Dança de Cubatão se consolidou como um dos melhores grupos de dança da Baixada Santista e também do Estado de São Paulo. E a semana começou com uma excelente notícia. O grupo foi selecionado para participar do 40ª edição do Festival de Dança de Joinville.

O Festival de Joinville é considerado o maior festival de dança do mundo no gênero competição, segundo o Guinness Book. No caso da Cia de Dança de Cubatão, a escolha foi para integrar a ‘Estímulo Mostra de Dança’: será coreografada por um profissional convidado, apresentando uma montagem completa, criada originalmente para o grupo e para a Mostra.

De acordo com a equipe, o objetivo é o de contribuir para o amadurecimento dos jovens artistas que participam da Mostra Competitiva. Desta forma, há o inventivo para a criação e a organização de um espetáculo completo.

Expectativa

Na ‘Mostra Estímulo’, a Cia será comandada por Alan Keller, melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville em 2022, e apresentará uma obra com duração de 40 minutos. O primeiro encontro com Keller acontece agora em março, quando o profissional estará na cidade entre os dias 27 de março até 2 de abril. Nela haverá uma verdadeira imersão e início dos trabalhos de criação.

“Estamos muito felizes pela possibilidade de receber um dos mais renomados coreógrafos da atualidade que é o Alan Keller. Admiramos muito os trabalhos desse profissional e ter a oportunidade de trabalhar com ele, e ainda receber uma obra criada originalmente para o grupo será uma honra imensa”, afirma Vanessa Toledo, diretora artística da Cia de Dança de Cubatão.

“Em 2023 o festival comemora 40 anos de existência e nada mais justo do que celebrar a data com grupos e companhias que fizeram história dentro de Joinville. A Cia de Dança de Cubatão, além do potencial técnico e artístico, é, sem dúvida, uma representação muito potente da dança brasileira dentro do evento. Como coreógrafo, percebo o processo de maneira muito enriquecedora e de troca de experiências. E como um criador que transita dentro da contemporaneidade, a Cia de Cubatão demonstra no seu elenco uma versatilidade de artistas, abertos para experimentações e novas histórias”, diz o coreógrafo Alan Keller.

Mais vaga

A Cia de Dança de Cubatão também tem vaga garantida para a Mostra Competitiva do 40º Festival de Dança de Joinville. Mas desta vez estará concorrendo na categoria Jazz Conjunto Sênior. Além disso, também aguarda resultado da seletiva em outras categorias.

Zeca Rodrigues, secretário municipal de Cultura e coreógrafo residente da Cia, diz ser um momento especial para a equipe. “A Cia é motivo de muito orgulho para Cubatão, não apenas por levar o nome da cidade além, mas por demonstrar a persistência com o objetivo de sempre fazer melhor, de encantar pela emoção e pela arte. É uma alegria imensa inaugurar essa Mostra, é um reconhecimento muito especial”, comemora o artista.

LEIA TAMBÉM

Skank faz último show da carreira e homenageia Milton Nascimento

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo